16 A 18 DE NOVEMBRO
Congresso Age.Comm aborda Sustentabilidade no Envelhecimento
A Age.Comm - Unidade de Investigação Interdisciplinar - Comunidades Envelhecidas Funcionais do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), organiza, entre esta quinta-feira e sábado, 16 a 18 de novembro, o 3.º Congresso Age.Comm, na Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco.
Com o tema Sustentabilidade no Envelhecimento, o evento internacional de três dias apresentará e explorará a temática da sustentabilidade entendida de forma integrada, nas vertentes ambiental, económica, social, política e cultural.
A organização realça que “as implicações para a sustentabilidade, a longo prazo, do envelhecimento e da diminuição da população têm recebido uma atenção limitada nas políticas e práticas dos diferentes setores e países. Estas temáticas têm sido maioritariamente exploradas sob o ponto de vista da economia, da capacidade de trabalho, poupança, reformas, habitação e da prestação de serviços de saúde e de bem-estar. A discussão desta relação bidirecional entre o envelhecimento e a diminuição da população tem esta centrada no problema/obstáculo na prossecução para atingir os objetivos e não na possibilidade, ou oportunidade, que pode existir. Esta dinâmica, pode simultaneamente apresentar múltiplas ramificações positivas e negativas para a sustentabilidade em termos de crescimento económico, desenvolvimento do setor público, privado e social, padrões de consumo, poluição, definição de práticas de cuidado, entre outros”.
O evento está dividido em diferentes eixos temáticos, considerando a Sustentabilidade no Envelhecimento como tema central: Ambiente, educação e cultura; Participação social e governança; Saúde, equidade e vulnerabilidade; e Tecnologias emergentes e digitais.
Para além das comunicações de investigadores de diferentes países, estes eixos temáticos serão abordados por conferencistas convidados, nomeadamente Christopher Phillipson da Universidade de Manchester; Sibila Marques, do ISCTE, Rodrigo Serrat, da Universidade de Barcelona, Constantino Sakellarides, professor jubilado da ENSP-UNL; e José Pedro Antunes; coordenador executivo do INCoDe.2030.
No primeiro dia do congresso, será dinamizada a Oficina de Inovação, organizada em colaboração com a Animar, onde serão apresentadas as boas práticas desenvolvidas por várias organizações nacionais.
O painel/debate sobre Políticas Promotoras da Sustentabilidade dos Territórios Envelhecidos será dinamizado no último dia do congresso internacional, e contará com a participação de Abílio Maroto Amiguinho; António Lacerda Sales; Ana João Sepúlveda; e Isabel Damasceno (a confirmar). O painel/debate terá a moderação de Nuno Francisco.