Catálogo do projeto Bordar em Cartão da Junta de Freguesia de Penamacor apresentado
O catálogo do projeto Bordar em Cartão, promovido pela Junta de Freguesia de Penamacor, em 2022-2023, junto das crianças do Ensino Pré-Escolar do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches (AERS), foi apresentado na Escola do 1.º Ciclo de Penamacor, dia 5 de janeiro.
Esta iniciativa editorial apresenta o conjunto de trabalhos realizados nas atividades durante o passado ano letivo, revelando-se como um desafio à criatividade e imaginação infantil, tendo diversos objetivos como a exploração de diferentes técnicas de expressão manual e artística, como tecelagem, bordado e origami, entre outros; a exploração pedagógica, referente à cor, à forma, à escrita, ao desenvolvimento da linguagem; e o desenvolvimento da motricidade fina e a coordenação óculo-manual.
Com o projeto Bordar em Cartão, no qual participaram dois grupos de alunos, num total de 41 crianças, de várias nacionalidades, com idades compreendidas entre os três e os seis anos, pretendeu-se contribuir, de forma lúdica e pedagógica, para a promoção do sucesso escolar.
Presentes na iniciativa, estiveram o presidente e a secretária da Junta de Freguesia, António Gil e Alcina Cruchinho, respetivamente, o vereador da Câmara de Penamacor, José António Ramos, e o diretor do Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, António Paralta.
António Gil referiu que a Junta de Freguesia a que preside está sempre disponível, dentro das suas possibilidades, para apoiar iniciativas no âmbito da educação, que considera ser um pilar fundamental de qualquer país. O autarca referiu, ainda, que é desde criança que se vai mudando e desenvolvendo mentalidades e perspetivas. A terminar deu os parabéns às crianças e a todos os envolvidos na iniciativa, pelo trabalho realizado.
Depois do sucesso da primeira edição, a segunda já está a decorrer com a participação de 49 crianças, sendo que este catálogo pretende, igualmente, ser um instrumento de trabalho. O catálogo permite contar uma história através dos subtítulos e a continuação do trabalho desenvolvido em casa, em instituições de ensino ou em associações.
Este projeto teve, também, o apoio da Câmara e do AERS.
No final, foi oferecido um exemplar da obra a cada criança participante.