DE 10 A 15 DE JUNHO
Castelo Branco recebe final nacional Miss Portugal
Castelo Branco vai receber, de 10 a 15 de junho, a final nacional da Miss Portugal. A realização do evento foi revelada no passado sábado, 2 de março, no stand de Castelo Branco, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), pela diretora da organização do Concurso Nacional de Beleza (CNB) Portugal, Letícia Silva. Refira-se que a Academia Miss Portugal e o CNB Portugal convidaram a Câmara de Castelo Branco para acolher a final nacional do MS Portugal, na qual serão eleitas a Miss Portugal Universo, a Miss Queen Portugal, a MRS Portugal e a Top Model Portugal, pelo que estas marcas ficam reunidas num único evento.
Letícia Silva adiantou que neste evento serão “desenvolvidas atividades com as jovens, para promover o Bordado de Castelo Branco”, nomeadamente com um desfile, sendo que a par disso haverá “atividades nos museus e na Zona Histórica”, realçando que “Castelo Branco é uma cidade para se descobrir a apreciar”.
Letícia Silva recordou que “a nossa organização, Concurso Nacional de Beleza (CNB), é mais conhecido, há mais de 10 anos, por promover a Miss Queen Portugal”, uma vez que “foi com essa iniciativa que começamos a nível nacional. Mas fruto das atualizações internacionais, dos requerimentos de participação, em 2021 criamos a marca Miss Portugal, em abreviação MS Portugal, MS e MSR Portugal, onde elegemos as jovens que nos representam a nível internacional. Selecionamos a Miss Queen Portugal que representa Portugal no Miss Earth, que é um dos concurso maiores a nível internacional. Elegemos a Miss Portugal Universo para a Miss Universo e ainda elegemos o título Top Model Portugal”.
O objetivo do concurso, segundo adiantou “é aproximar das jovens a sensação e buscar em si a autoconfiança, a autoestima o empoderamento, dar voz às causas que elas defendem, porque não se resumem apenas a beleza” e explicou que “a beleza, sendo subjetiva, nós podemos avaliá-las a nível de personalidade, das causas que defendem das iniciativas em que estão envolvidas”.
Assim, realçou que “o nosso objetivo é encontrar jovens que inspirem, que sejam essa inspiração e que possam levar o nome de Portugal lá fora”, sublinhando que “hoje em dia, felizmente, Portugal entrou no mapa dos concursos e é muito reconhecido, fruto dos top e das classificações e até mesmo de concursos que temos vencido a nível internacional”.
Tudo para concluir que “o concurso, em si, acaba por ser uma plataforma para que elas se possam dar a conhecer e transmitir especialmente a mensagem em que estão envolvidas”.
Quanto à escolha de Castelo Branco para acolher a final do concurso, Letícia Silva referiu que a cidade “já tem, no fundo, uma ligação com a nossa organização”, ao relembrar que “há muitos anos, a nossa primeira Miss Castelo Branco foi a Marta Jesus, que participou no Miss Queen Portugal em 2001. Depois dela já vieram várias miss e desta vez é com grande satisfação que vamos conseguir chegar aqui, mais junto das pessoas do Interior e levar o concurso até Castelo Branco”.
Cidade que de acordo com Letícia Silva “tem um património riquíssimo, que nos encantou a nível de história, da cultura, do lazer e, especialmente, a história do Bordado de Castelo Branco, que acho que é um legado, uma inspiração que é transmitida a todas as pessoas a partir do próprio Bordado e isso vai ser muito importante para nós, mas também para transmitir às jovens que participam. Temos de salientar que viver a experiência do concurso é promover o património, a história, é levar o que Portugal tem de melhor e elas também precisam conhecer o que há de melhor no Interior e o que há de melhor em Castelo Branco”.
As inscrições para o concurso estão a decorrer e podem ser feitas no site do Concurso Nacional de Beleza ou do missqueenprotugal.com, com Letícia Silva a avançar que “em abril vamos fazer as seleções regionais, que vão apurar as candidatas finalistas e aí sim vão participar em junho nessa final nacional”.
Na apresentação do evento, Catarina Lopo Mendes que foi Miss Castelo Branco 2018, finalista Miss Queen Portugal 2018, e Miss Globe Portugal 2019 representando o País na Albânia e Montenegro, afirmou sentir “muito orgulho que este concurso ocorra na minha cidade” e deixou o desafio para que “recebam de braços abertos as nossas miss, na final, no Cine-Teatro Avenida”.
António Tavares