Edição nº 1837 - 27 de março de 2024

Festival A Língua realiza-se em abril e maio

O Festival de Língua Portuguesa – A Língua Toda 2024, integrado no programa do 25.º aniversário da Alma Azul, realiza-se entre os dias 2 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil, em Alcains, e termina no dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, em Coimbra.
Alcains e Coimbra são, em 2024, os dois únicos territórios a acolher o Festival que será exclusivamente da responsabilidade da Alma Azul e em regime de voluntariado.
Uma forma de assinalar os 25 anos de trabalho na construção da ponte cultural entre o Litoral, Coimbra, e o Interior, Alcains, de Portugal.
Assim, no dia 2 de abril, realiza-se na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, a oficina de leitura e informação cívica A Floresta de Sophia, a partir do livro A Floresta, de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Recorde-se que A Floresta de Sophia é uma produção Alma Azul de 2019, ano do centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, que apresentou em vários pontos do País e que agora apresenta em Alcains, no início do Festival A Língua Toda 2024 – A Língua de Camões.
Esta iniciativa é dirigida a crianças dos sete aos nove anos, acompanhadas por um dos pais ou um dos avós.
É gratuita, mas com inscrição obrigatória através do correio eletrónico da Alma Azul.
No dia 19 de abril será apresentado, em Coimbra, na Biblioteca da Liga dos Combatentes, no Colégio da Graça, na Rua da Sofia, o livro Eugénio de Andrade – Da Beira Baixa ao Porto.
No dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro, haverá em Espaço Online Alma Azul com 25 Livros e Autores Extraordinários, aberto a todo o universo de língua portuguesa, através do correio eletrónico da Alma Azul, com informação a ser enviada hora a hora, das 11 às 18 horas, numa edição especial da Revista de Artes e Ideias Alma Azul.
25 Livros e Autores Extraordinários, em edição informativa online, que a Revista de Artes e Ideias # 11 Alma Azul entregará na morada eletrónica de cada Leitor.
No dia 25 de Abril, a Alma Azul promove leituras itinerantes em Alcains, com textos de Luís de Camões, Maria Velho da Costa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Francisca Camelo, Nuno Moura e Andreia C. Faria, com destaque para Jorge de Sena, autor do poema A Cor da Liberdade, que dá título à iniciativa.
Finalmente, no dia 5 de maio, Dia Mundial da Língua Portuguesa, a Alma Azul encerra o Festival Língua Toda 2024 – A Língua de Camões com uma manifestação literária na Mata Nacional do Choupal, em Coimbra, com leituras comunitárias em homenagem a Luís de Camões e oferece a todos os participantes uma degustação de produtos tradicionais da Beira Baixa, numa divulgação do seu projeto Em Nome da Beira.

27/03/2024
 

Em Agenda

 
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
tituloNoticia
25/10
IX Tertúlia GenealógicaSolar dos Cardosos, Castelo Branco
tituloNoticia
25/10
Feira do Disco de VinilPavilhão Multiusos da Boa Esperança, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video