IRMANDADE DE S. FRANCISCO
No domingo de Páscoa pagam-se os anuéis em Benquerenças
Em Benquerenças, no domingo de Páscoa, junto à igreja, como é habitual, decorreu o pagamento dos anuéis da Irmandade de S. Francisco. Anuéis é a designação da quota anual que cada irmão ou irmã inscritos na Irmandade paga no domingo de Páscoa, quota que este ano aumentou para um euro e meio.
A Irmandade de S. Francisco é uma instituição centenária de Benquerenças, uma das poucas aldeias da Região que ainda mantém esta organização comunitária que trata de todo o cerimonial fúnebre, desde o toque a finados ao pôr do Sol, ou ao nascer do Sol, se o óbito ocorrer durante a noite, com toque diferenciado conforme o defunto seja homem ou mulher, passando pelo contacto com o coveiro que irá abrir a cova e com o padre para a realização das cerimónias fúnebres. Note-se que os familiares do defunto não terão de pagar custos de coveiro e cerimónias se pertencer à Irmandade e que em tempos ainda não muito distantes era norma que todos os nascidos na aldeia fossem desde logo inscritos pelos pais. São os elementos da comissão, nomeada por dois anos, que vestem a opa roxa e abrem o cortejo fúnebre com a cruz e duas lanternas.
Apesar de haver cada vez maior dificuldade em encontrar na aldeia quem ainda não tivesse sido juiz da Irmandade, acredita-se que esta instituição, com tão fortes raízes comunitárias, não irá desaparecer tão cedo. Mesmo que alguns tenham de repetir a experiência, já que a tradição dita que apenas uma vez na vida se assumam estas funções.
João Carlos Antunes