Nas Bancas à 4ª feira
Facebook
 

Edição:

| Ano |

Error parsing XSLT file: \xslt\NTS_XSLT_Menu_Principal.xslt

Edição nº 1844 - 15 de maio de 2024

NA CATEGORIA DE ESPAÇO PÚBLICO
Parque Urbano Cruz do Montalvão é finalista nos Prémios FORMA

O Parque Urbano Cruz do Montalvão, em Castelo Branco, foi nomeado para os Prémios Nacionais de Arquitetura FORMA 2023, na categoria Espaço Público.
O projeto de Verónica Mota Almeida e Diamantino Oliveira, do ateliervmdo - arquitetura paisagista, para o Parque Urbano Cruz do Montalvão, é um dos cinco finalistas na categoria de Espaço Público dos Prémios FORMA 2023. Concorre com a obra da Praça e Posto de Turismo do Piodão, com a Rua do Mirante no centro histórico do Porto, com o projeto Fórum em Guimarães e a Praça do Estreito na Calheta, na Madeira.
Dos trinta projetos selecionados nas seis categorias a concurso, a Região Centro de Portugal encontra-se representada com dois projetos de espaço público, a Praça e Posto de Turismo no Piodão e o Parque Urbano Cruz do Montalvão, em Castelo Branco, sendo este último o único projeto da Beira Baixa.
A inauguração da exposição dos trabalhos finalistas e a cerimónia de atribuição dos prémios terá lugar na Fundação de Serralves, no Porto, no próximo sábado, 18 de maio.
O projeto do Parque Urbano da Cruz do Montalvão, elaborado entre 2017 e 2018, e aberto ao público em 2023, venceu, o ano passado, o Prémio Nacional de Arquitetura Espaço 2023, na categoria de Espaço Público, uma iniciativa promovida pela Anteprojetos, e foi distinguido internacionalmente, com o segundo prémio do City’Scape Award 2023 - Landscape as Strategy, promovido anualmente em Itália pelo CNAPPC - Consiglio Nazionale degli Architetti, Pianificatori, Paesaggisti e Conservatori and the Ordine degli Architetti PPC di Milano, e organizado pela PAYSAGE e pela revista internacional TOPSCAPE, que distingue os projetos no âmbito da arquitetura paisagista com um papel estratégico na resiliência urbana e social em contexto das alterações climáticas, nomeadamente na construção de ecossistemas em meio urbano e na criação de espaços de sociabilidade e promoção de pertença.

15/05/2024
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
01/05 a 31/10
50 anos de abril: em cada rosto igualdadeMuseu Municipal de Penamacor
03/05 a 16/06
EscapeGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
12/04 a 30/06
Memória de abril - 50 Anos DepoisCasa de Artes e Cultura do Tejo, Vila Velha de Ródão
15/05 a 23/06
Percursos, Retrospetiva de António CarmoCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
15/06
ClepsydraLivraria Livros Tintos, Fundão
tituloNoticia
16/06
Feira Mensal de ColecionismoAvenida Nuno Álvares, Castelo Branco
12/06 a 31/10
Uma Poética ResistenteMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2022

Castelo Branco nos Açores

Video