INICIATIVA PROMOVIDA PELA ECOTEC PORTUGAL
Politécnico presente na conferência Navegar os Mares do Crescimento
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), foi um dos convidados pra a conferência Navegar os Mares do Crescimento promovida pela ECOTEC Portugal, que decorreu no Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco.
O presidente do Politécnico, António Fernandes, juntou-se a Jorge Amaral, CEO da Mecalbi; Rina Guerra, business development & sales relationship diretor Portugal da ELITE; Nelson Silva, diretor do Centro de Empresas Interior Centro do Banco BPI; e Leopoldo Rodrigues, presidente da Câmara de Castelo Branco, para discutir o tema Capital de Inovação e o seu Impacto na Competitividade de Empresas e Territórios.
Com a moderação de Jorge Portugal, o painel contou com intervenções focadas no empreendedorismo e na inovação para uma plateia de empresários, empreendedores, alunos, empresas, e comunidade em geral. Jorge Portugal começou por explicar que o convite foi feito ao Politécnico por “ser o parceiro científico de excelência na cidade”.
Após algumas questões, António Fernandes começou a sua intervenção falando sobre o contributo económico, científico, de desenvolvimento, de rejuvenescimento, e de criação de novas empresas que a instituição confere ao território, ao referir que “está comprovado que a presença de instituições de Ensino Superior nas regiões, aumenta a competitividade de todo o território”. A capacidade científica da instituição e a possibilidade de lecionar doutoramentos num futuro muito próximo, trará ainda mais conhecimento, competitividade, produção científica, inovação e desenvolvimento para o território onde a instituição se insere.
Abordando o tema das empresas e do empreendedorismo, António Fernandes afirmou que a “visão dos politécnicos sempre foi uma visão empresarial e económica”. O Politécnico de Castelo Branco, neste caso, teve a capacidade e a visão de trazer o conhecimento de dentro das empresas para as salas de aula, dando como exemplo a contratação de quadros da Mecalbi para lecionar nos cursos do Politécnico.
O Politécnico tem também “estado à altura do desafio de atrair e fixar pessoas, ainda mais desafiador nesta fase de menor densidade demográfica. Fá-lo através da qualidade do seu ensino, da acreditação dos seus cursos por entidades reconhecidas que garantem padrões elevados de formação académica, e através do trabalho científico desenvolvido pela instituição”.
Refira-se que o IPCB foi a instituição de Ensino Superior que mais cresceu em todo o Interior do País, e a que mais cresceu em número de alunos, comparativamente com outras instituições politécnicas. Cerca de 80 por cento dos estudantes do Politécnico vêm de fora de Castelo Branco. Adicionalmente, tem-se também verificado um aumento do número de estudantes internacionais.
De recordar, também, que Navegar os Mares do Crescimento é um ciclo de conferências dedicadas aos desafios do crescimento empresarial e ao papel do capital de inovação das empresas e dos territórios, que reúne três atores centrais do ecossistema de inovação, que são as empresas, a academia e o território. Promovida pela COTEC Portugal em parceria com a ELITE, empresa do grupo EURONEXT, e com o apoio do Banco BPI, a conferência Navegar os Mares do Crescimento é a primeira de um novo ciclo de conferências promovido por estas entidades.