DE 28 A 30 DE JUNHO
Resistência, Sara Correia, Syro e Quatro e Meia garantem animação na Feira dos Sabores do Tejo
A Feira dos Sabores do Tejo está de regresso a Vila Velha de Ródão de 28 a 30 de junho, com atividades e propostas culturais para todas as idades, desde concertos, espetáculos de comédia e artes performativas, gastronomia, artesanato e muito mais. Resistência, Sara Correia, Syro, os Quatro e Meia, o Show das Poderosas e Rich & Mendes são os destaques do cartaz da edição deste ano.
Organizada pela Câmara de Vila Velha de Ródão, a Feira dos Sabores do Tejo tem como assinatura Um rio de tradições, um lema que destaca a ligação ao rio e a importância das tradições enquanto elementos essenciais da entidade coletiva de uma região que está sempre de portas abertas para receber os visitantes.
A edição deste ano tem início dia 28 de junho, às 18h30, com a abertura oficial do certame, dia em que a animação do Palco do Tejo estará a cargo, a partir das 23h45, dos Resistência. Segue-se a festa do Show das Poderosas, um projeto inspirado na energia do Funk Carioca, que tem por base bailarinas, MCs e DJs e onde o ritmo e o samba não vão faltar.
No dia 29 de junho, às 23h30, a fadista Sara Correia será a primeira a subir ao Palco Tejo, onde apresentará Liberdade, o seu mais recente trabalho, com o qual já esgotou por quatro vezes os coliseus, seguindo-se, à meia-noite e meia, a atuação de Syro. Rich & Mendes, DJ oficiais da RFM e mentores de um dos maiores festivais de música eletrónica da Europa, com quatro CD e dois DVD gravados, encerram a programação do dia.
Dia 30 de junho, os cabeças de cartaz são os Quatro e Meia, banda de Coimbra nascida em 2013, que conta já com dois álbuns de estúdio, Pontos nos Is, de 2017, e O Tempo Vai Esperar, de 2020). Antes, às 22h30, sobe ao palco o grupo de tributo aos Queen A Kind of Magic. O encerramento do certame cabe ao DJ Petter Nox, que é natural do Concelho de Vila Velha de Ródão.
À semelhança das edições anteriores, a Feira dos Sabores do Tejo de 2024 mantém a aposta na promoção da marca Terras de Oiro, criada para dar notoriedade e valor aos produtos locais e ao património do Concelho, assim como na presença de expositores de elevada qualidade e de espaços de restauração que ofereçam aos visitantes a possibilidade de usufruir de uma oferta gastronómica variada, com os produtos regionais a manterem o protagonismo.
A promoção dos produtos e produtores locais vai passar também pelo Espaço Terras de Oiro, onde terão lugar dois showcookings ao vivo, com os chef Fábio Bernardino e Cátia Goarmon, mais conhecida como Tia Cátia. O chef Leonel Barata será outra das presenças no certame, com a oficina e showcooking Tejo Vivo.
O Espaço Terras de Oiro vai acolher também, dia 29 de junho, às 22 horas, um espetáculo de stand up comedy de Jorge Serafim.
Ao longo dos três dias, o Campo de Feira recebe ainda diversos espetáculos de animação infantil e de rua, que envolvem música, fogo, dança ou ginástica.
Refira-se que embora continue a tratar-se de um evento com entrada gratuita, na Feira de Sabores do Tejo de 2024 existirá um controlo de acesso ao recinto, através da apresentação de uma pulseira do evento. Esta poderá ser reservada antecipadamente em www.feiradossaboresdotejo.pt e levantada nos balcões da Casa de Artes ou no Posto de Turismo de Vila Velha de Rodão. Em alternativa, a pulseira pode ser levantada numa das duas entradas, durante os dias do certame, que este ano estará com o recinto vedado.
Através da implementação deste sistema, a Câmara de Vila Velha de Ródão tem como principal objetivo compreender e melhorar o evento e conhecer o perfil dos visitantes do evento, de forma a melhorar a sua experiência nas próximas edições.
Outra novidade da edição de 2024 será a disponibilização de transporte gratuito para a Feira dos Sabores do Tejo, entre o concelho vizinho de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. O objetivo é garantir a segurança dos visitantes e prevenir acidentes de trânsito, assegurando, ao mesmo tempo, a redução da emissão de gases poluentes e contribuindo para um ambiente mais limpo e saudável.
Tal como nas edições anteriores, a minimização do impacto ambiental do evento, desde a fase de planeamento e montagem até à sua concretização, são uma preocupação da Câmara de Vila Velha de Ródão. Assim, para além da disponibilização de um copo reutilizável do evento, que pode ser adquirido a um preço simbólico, a autarquia apostou na reutilização de materiais e procurou utilizar nos suportes promocionais materiais recicláveis ou com certificação ambiental reconhecida e empenhou-se na eliminação do plástico e do uso de papel nos processos de registo e inscrição dos expositores e outros participantes no evento.
A redução dos resíduos produzidos e a sua recolha seletiva e encaminhamento para reciclagem é também um dos objetivos que a autarquia pretende assegurar, assumindo para o efeito um protocolo com a Valnor de modo a garantir a classificação da Feira dos Sabores do Tejo como um EcoEvento.