Ródão com investimento significativo per capita ao abrigo do PRR
Vila Velha de Ródão ocupa a sétima posição entre os concelhos de pequena dimensão com maior montante total de investimentos aprovados ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Com 30,4 milhões de euros aprovados, Ródão é mesmo o concelho com maior investimento per capita ao abrigo do PRR entre os concelhos que se enquadram nesta categoria, o que se traduz numa média de 8.865 euros por habitante.
Os resultados divulgados a 8 de novembro pela Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (CNA|PRR) têm em conta apenas os beneficiários finais entre os 164 municípios de pequena dimensão do Continente e revelam que, destes, apenas nove por cento apresentam montantes aprovados que superam os 20 milhões de euros.
De entre os municípios que integram o top 20, destacam-se Mangualde, com cerca de 81,6 milhões de euros aprovados; Oliveira do Hospital, com 46 milhões de euros; Sines, com 40,5 milhões de euros; Constância, com 33,8 milhões de euros; Castro Verde, com 33 milhões de euros; Vila Real de Santo António, com 31,7 milhões de euros; e Vila Velha de Ródão, com 30,4 milhões de euros.
Ainda segundo a CNA|PRR, nestes concelhos, são as empresas os principais beneficiários destes investimentos, designadamente através das Agendas Mobilizadoras, Descarbonização, Bioeconomia Sustentável ou Hidrogénio e Gases Renováveis.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, realça que “estes são dados que nos deixam muito satisfeitos, já que são reveladores do dinamismo e ambição que caracterizam o tecido empresarial instalado no Concelho e da capacidade da autarquia em atrair investimentos privados inovadores que contribuam decisivamente para a dinâmica da economia local e para a criação emprego”.
Luís pereira adianta que neste valor se incluem ainda a construção de um novo edifício para acolher os alunos do 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão e o projeto Radar Social, ambos promovidos pela Câmara.