INICIATIVA DECORRE DE 16 DE JUNHO A 6 DE JULHO
Rota Gastronómica 250 Anos, 250 Sabores apresentada na BTL
A Rota Gastronómica de Castelo Branco 250 Anos, 250 Sabores, que resultou de uma parceria entre a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Câmara de Castelo Branco, em 2022, para alavancar a retoma da economia e apoiar o negócio das empresas de alojamento e restauração e similares, foi apresentada no passado domingo, 16 de março, pela responsável da qualidade na AHRESP, Susana leitão, na BTL - Better Tourism Lisbon Travel Market, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).
A lista, composta agora por 254 sabores, inclui produtos das categorias de lacticínios, carnes e enchidos, peixes e moluscos, frutas e legumes, vinhos, licores e vinagres, especiarias, cereais e pães, doces e bolos.
Os principais objetivos da Rota Gastronómica, que estará em vigor no Concelho de Castelo Branco de 19 de junho a 6 de julho deste ano são atrair turistas e visitantes ao Concelho, com foco na procura de produtos e experiências gastronómicas nos estabelecimentos de restauração e bebidas; mostrar que Castelo Branco é uma região que ajuda a preservar as tradições e impulsiona a economia local por meio da produção de alimentos típicos e do turismo gastronómico; promover a gastronomia regional, através da adoção do receituário regional e da utilização preferencial de produtos endógenos; promover as empresas de restauração e similares aderentes; incentivo ao turismo e à descoberta de novos lugares, através da exploração das paisagens, da cultura e do património locais.
Para aderirem à Rota Gastronómica, os restaurantes terão que disponibilizar um Menu Sabor de Perdição Albicastrense, devidamente identificado como tal, constituído, no mínimo, por uma entrada ou sopa, um prato principal e uma sobremesa; o Menu tem que ser mantido em permanência na ementa do restaurante durante o período de vigência do evento Sabores de Perdição, de 19 a 22 de junho, e nos dois fins de semana seguintes, até 6 de julho; os colaboradores de mesa/bar terão de frequentar uma ação de formação, ministrada pela Academia AHRESP, com conteúdos de valorização do produto e storytelling, articulados com a Câmara de Castelo Branco, a realizar no quarto trimestre deste ano.
Os próximos passos incluem a realização de ações de sensibilização junto das empresas; a criação da Rede através de formalização da inscrição dos estabelecimentos no site da AHRESP; a divulgação da iniciativa e dos restaurantes aderentes em vários meios; e formação às equipas dos restaurantes aderentes.