Edição nº 1897 - 28 de maio de 2025

Proença homenageia Carlos Paredes com arte, música e comunidade

A Câmara de Proença-a-Nova está a promover uma homenagem a Carlos Paredes, no ano em que se assinala o centenário do nascimento do mestre da Guitarra Portuguesa. O projeto 100PAREDES está a transformar o território com uma programação multidisciplinar, artística e profundamente comunitária, celebrando o legado de um dos maiores nomes da música portuguesa do século XX.
O presidente da Câmara, João Lobo, afirma que “Proença-a-Nova orgulha-se de estar na linha da frente desta celebração nacional. O projeto 100PAREDES espelha o nosso compromisso com a cultura, com a participação ativa das pessoas e com o reconhecimento dos grandes nomes que elevam Portugal no Mundo”.
Inaugurada dia 25 de maio, a exposição temporária dá a conhecer a vida, obra e impacto artístico de Carlos Paredes, num espaço imersivo que inclui grandes formatos biográficos sobre o percurso do artista e discografia completa e peças de arte de vários autores.
A exposição, com curadoria de Bruno Costa e André Varandas, e consultoria biográfica de Luísa Amaro, está patente até 25 de junho, no Posto de Turismo.
Bruno Costa explica que “Carlos Paredes não é apenas um nome da nossa música, é um património vivo da sensibilidade portuguesa. Este projeto pretende dar-lhe voz através de várias linguagens e, acima de tudo, envolver as comunidades na celebração de um legado que é de todos nós”.
O momento alto do projeto realiza-se no próximo sábado, 31 de maio, com o espetáculo-documentário 100PAREDES, uma criação artística com forte envolvimento local. O concerto comunitário inclui a participação da Casa do Benfica em Proença-a-Nova, Grupos de Danças e Cantares dos Montes da Senhora e do Grupo de Danças e Cantares Populares de Sobreira Formosa, Grupo de Teatro dos Montes da Senhora, Grupo de Teatro Atrapalharte, o Conservatório Regional de Castelo Branco, Grupo Coral de Proença-a-Nova e a cantora Maria Inês Graça com interpretações musicais ao vivo por Bruno Costa, na guitarra portuguesa, e Nuno Botelho, na guitarra clássica.
O projeto integra ainda as palestras Guitarra portuguesa: de onde vem e para onde vai, uma ação direcionada para o público escolar que pretende dar a conhecer a guitarra portuguesa e a importância da obra de Carlos Paredes na sua divulgação e o musiclab que permite aos alunos experienciar e manusear o instrumento, bem como assistir a alguns momentos performativos. Está ainda previsto a gravação de um LP comemorativo, com a guitarra original de Carlos Paredes, cedida pelo Museu Municipal de Coimbra, no estúdio Valentim de Carvalho, sob direção de Fernando Rascão; e a criação de um acervo fotovideográfico que eterniza o processo e as ações realizadas.

28/05/2025
 

Em Agenda

 
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
29/10 a 01/11
Membranas MutáveisCastra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
tituloNoticia
31/10 a 02/11
Galeria dos SustosCentro Cívico de Castelo Branco
01/11
03/11 a 07/11
11/11

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video