Capela da Nossa Senhora da Orada tem retábulos restaurados
Os três retábulos da Capela da Nossa Senhora da Orada, na Freguesia de São Vicente da Beira, foram alvo de obras de conservação e restauro, realizadas pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de São Vicente da Beira, através de um apoio da Câmara de Castelo Branco, no valor de cerca de 108 mil euros, que teve como finalidade a preservação do valor artístico, cultural e patrimonial dos altares.
A cerimónia de inauguração do restauro realizou-se dia 25 de maio, numa iniciativa integrada na romaria anual em honra de Nossa Senhora da Orada, organizada pela Comissão de Festas. A Eucaristia, seguida de Procissão, foi celebrada pelo padre José Manuel Dias Figueiredo, contando com a participação de dezenas de populares.
O pároco agradeceu à Câmara de Castelo Branco, pois “sem a sua ajuda não era possível esta importante e bela intervenção” que impediu a perda irreversível dos “altares já a desfazerem-se”, dando uma nova dignidade ao património religioso.
O presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, marcou presença e frisou que “este não é um gasto, mas sim um investimento naquilo que é o nosso património, a cultura deste território e a valorização da Ermida de Nossa Senhora da Orada”.
Leopoldo Rodrigues acrescentou a importância pela dimensão dos retábulos que adornam o altar-mor da Capela e que se encontravam em muito mau estado, “merecendo outro tratamento” e tornando-se premente a sua recuperação, por isso, “esta intervenção foi uma das primeiras decisões que tomámos relativamente a esta freguesia”.