Edição nº 1907 - 6 de agosto de 2025

Alma Azul tem mês cheio em agosto

O mês de agosto na Alma Azul é de poesia e marca o início das atividades do programa do 26.º aniversário. O programa começa em Alcains, com a celebração da poesia de Mário Cesariny. Assim, na Ermida de Santa Apolónia, no próximo sábado, 9 de agosto, a partir das nove horas, a Alma Azul apresenta a poesia lírica mas pontuada por forte ironia com que Cesariny comentava o Mundo.
Em cima da mesa haverá doces tradicionais de Alcains e licores para um mata-bicho, às 10 horas, mas também o poema que escreveu para Mário de Sá-Carneiro. A conversa comunitária é aberta a todos os interessados e terá como tema a relação tumultuosa vivida com Eugénio de Andrade.
No dia 12, o cenário da sessão literária Bichos de Miguel Torga será o da Biblioteca Municipal de Ourém.
Recorde-se que Miguel Torga nasceu Adolfo Rocha no dia 12 de agosto de 1907, e faleceu na cidade de Coimbra, em 1995, há 30 anos.
Além da partilha de memórias pessoais vividas em Coimbra, a partir de 1991, entre o autor e a responsável pela sessão, a editora e mediadora literária Elsa Ligeiro, serão comentados alguns fragmentos do livro Portugal e dos Diários, e lido em comunidade um conto do seu mais conhecido, vendido e traduzido livro, Bichos.
Em agosto a Alma Azul regressa à Feira do Livro da Figueira da Foz - Buarcos, onde já esteve em julho, com a obra e a vida de José Cardoso Pires, para uma sessão dedicada à poesia de novos autores de língua portuguesa, como é o caso de André Osório, autor com dois livros de poesia publicados na editora Guerra & Paz, e um mestrado concluído sobre o poeta Manuel António Pina, que representa a geração de poetas Portugueses do século XXI. Será no dia 16, às 21h30 horas, em Férias com Livros, numa parceria com a Ao Pé das Letras.
A partir do dia 22, os livros da Alma Azul participam na Feira do Livro do Porto 2025, no Pavilhão da Livraria Lumière.
Para encerrar agosto, a Alma Azul, com o apoio da Junta de Freguesia de Alpedrinha, realiza uma residência literária dedicada a Maria Gabriela Llansol.
Será no dia 31 de agosto, durante todo o dia, iniciando assim o programa do 26.º aniversário que vai até dia 27 de setembro, data da criação da Alma Azul, em 1999, em Coimbra. Além de atividades literárias permanentes, desde 1999, no Concelho de Castelo Branco, a produtora cultural deslocou a sua sede para Alcains, em 2016, onde produz todas as atividades literárias que dinamiza e realiza em todo o País.

06/08/2025
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video