EM COIMBRA
Alma Azul apresenta documentário sobre Amato Lusitano
O programa Em Nome da Beira – Coimbra 2025 continua com a apresentação do documentário Amato Lusitano – Ciência e Humanismo, no Centro Cultural Penedo da Saudade, do Instituto Politécnico de Coimbra, na próxima sexta-feira, 14 de novembro, às 18 horas.
O documentário tem realização de Carlos Reis, Isabel Marcos e Neel Naik, que estarão presentes na sessão, assim como a professora Fátima Regina Jorge.
A produção é da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco.
Amato Lusitano – Ciência e Humanismo acompanha a vida de Amato Lusitano (1511-1568), médico, humanista e cientista português do Renascimento, cuja obra deixou marcas profundas na história da medicina europeia.
Nascido em Castelo Branco, Amato Lusitano percorreu uma Europa marcada por descobertas científicas, efervescência cultural e perseguições religiosas.
Após estudar na Universidade de Salamanca regressou a Portugal, onde iniciou a prática médica, mas cedo se viu forçado a partir para o exílio, devido à sua condição de judeu sefardita.
Em Antuérpia, Ferrara e Ancona, Pesaro e Salónica, exerceu a Medicina, lecionou, escreveu e influenciou profundamente os seus contemporâneos.
O documentário estrutura-se com base em entrevistas, e recorre a imagens de locais históricos, manuscritos e obras impressas da época, dando vida ao percurso de Amato Lusitano e às ideias inovadoras por ele defendidas.
Em Nome da Beira – Coimbra 2025 conta com o apoio da Câmara de Castelo Branco, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), do Centro Cultural Penedo da Saudade e do Instituto Politécnico de Coimbra.