Câmara apoia Sarzedas na compra de carrinha e na construção de açude
A Câmara de Castelo Branco assinou dois contratos interadministrativos com a Junta de Freguesia de Sarzedas, para comparticipar a aquisição de uma carrinha para o transporte de crianças e jovens, e para a empreitada de construção de um açude na ribeira do Pé da Serra.
Os contratos foram assinados na passada sexta-feira, 16 de janeiro, no Salão Nobre, pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, e pelo presidente da Junta de Freguesia de Sarzedas, José Manuel Santos.
Refira-se que a Junta de Freguesia de Sarzedas solicitou um apoio financeiro no valor de 62.111,94 euros, para suportar as despesas com a aquisição de uma nova viatura, necessária para transportar, diariamente, os alunos oriundos de Castelo Branco no autocarro das 14h20, com destino às suas residências em várias localidades da Freguesia de Sarzedas.
Até agora, o serviço foi assegurado pela carrinha que a Junta de Freguesia possui, no entanto, esta viatura foi adquirida há mais de 18 anos e, segundo estipula o Decreto Lei nº 90/25, de 12 de agosto, com entrada em vigor no dia 1 de setembro de 2025, não é permitido o transporte de crianças e jovens em carrinhas com antiguidade superior a 18 anos.
Desta forma, a nova carrinha garantirá mobilidade e a segurança dos alunos, assegurando a continuidade de um serviço essencial para as famílias da Freguesia.
Por outro lado a Junta de Sarzedas solicitou um apoio financeiro no valor de 36.914,50 euros, para suportar as despesas com a empreitada de construção de um açude na Ribeira do Pé da Serra, integrado na zona de lazer.
Esta intervenção é justificada com o facto de, nos meses de verão, a população local triplicar, em especial com jovens, no período de férias. Além disso, a Ribeira tem sempre um excelente caudal, devido à barragem a montante do Pé da Serra, reunindo condições naturais para a execução deste projeto.
Será efetuada a limpeza e o nivelamento do leito da Ribeira e margens; arranjados os acessos à mesma, de modo a garantir a acessibilidade de pessoas e viaturas; e construídos muros e paredão em betão e ferro, com revestimento de pedra de xisto.