13 novembro 2013

Joaquim Neto, presidente da Associação do Valongo
“A construção da sede social foi um marco importante para a nossa coletividade”

JNeto.jpgGazeta Interior - Quase a concluir o seu mandato, vai recandidatar-se novamente como presidente da Associação do Valongo?
Joaquim Neto - Ainda falta algum tempo para as eleições, uma vez que só vão decorrer durante o mês de dezembro e, estou a ponderar sobre o assunto, pois tenho sido abordado por vários sócios da nossa coletividade para que eu e a minha equipa continue à frente dos destinos da Associação do Valongo. Pelo que, ainda não está tomada a decisão final, pois tenho que conversar sobre o assunto com os meus colegas dos Órgãos Sociais, mas não fica de fora a possibilidade de eu ser novamente candidato a mais um mandato. Mas uma coisa eu posso garantir, é que não haverá de certeza absoluta um vazio diretivo na Associação do Valongo.
 
GI - A sede da coletividade foi construída durante a sua presidência, sendo esta obra um velho anseio do bairro e da comunidade. Qual o tipo de atividades que ali se desenvolvem?
JN - De facto é verdade que a construção da sede social foi um marco importante para a nossa coletividade e, sem o apoio da Câmara Municipal não teria sido possivel a sua construção. A sede é um espaço digno e que veio criar as condições  necessárias aos vários departamentos ( Futebol, Atletismo, etc), está a funcionar um curso de bordados, é um local de encontro dos sócios onde podem conviver e jogar diversos jogos.
 
GI - A formação no Valongo, tem sido uma dos baluartes mais fortes da instituição. A continuidade deste trabalho vai ser uma realidade?
 JN - Eu penso que a continuidade do bom trabalho que tem sido feito nesta área, nunca poderá ser posto em causa e, em minha opinião a formação é o caminho certo para a nossa Instituição, pois caso se pretendesse no futuro equacionar a possibilidade de avançar com uma equipa sénior, tenho quase a certeza que a formação seria muito abalada, uma vez que os recursos não são elásticos e, também porque seriam necessários outros meios que dificilmente se conseguiriam conciliar com a área da formação. Também não devemos esquecer que o clube que está vocacionado e reune as condições para o futebol sénior é o Benfica e, penso que é assim que deverá continuar no futuro.
 
GI - Como observa o associativismo na cidade de Castelo Branco?
JN - Eu penso que o associativismo em Castelo Branco está de boa saúde, pois felizmente ainda existem algumas pessoas que se vão disponibilizando para liderarem as instituições e, também porque temos a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia que as vão apoiando, pois caso contrário seria muito dificil levar por diante a nossa missão, uma vez que  a crise que o País está a viver tem necessáriamente impato negativo nas coletividades.
 
GI - A Associação do Valongo tem tido os apoios indispensáveis para as suas atividades?
JN - Posso dizer que temos tido ao longos dos últimos anos os apoios indispensáveis para levar por diante a nossa missão, mas, tem sido e é com muita dificuldade que mantemos toda a nossa estrutura a funcionar, pois nos últimos anos as despesas com gasóleo, com portagem e todas as outras inerentes ao nosso funcionamento, aumentaram de forma exponencial o que como é compreensivel, veio necessáriamente criar-nos muitas dificuldades.
 
GI - Como está a saúde financeira da coletividade?
JN - A saúde financeira da nossa coletividade encontra-se estável.
 
GI - Quais os projetos a curto prazo?
 JN - A curto prazo pretendemos continuar a desenvolver as nossas atividades  o melhor possível, dignificando ao máximo o nome da nossa Instituição.
 
GI - Deixe uma mensagem final a todos os sócios e adeptos da Associação.
 JN - Num momento em que o País atravessa uma crise bastante profunda e, em que a maioria das pessoas foi confrontada com inumeros problemas com os quais não contavam, desejo sinceramente que os consigam ultrapassar o mais rápidamente possível e, espero que a nossa coletividade lhes possa proporcionar alguns momentos que lhes tragam alguma felicidade e bem estar.

13/11/2013
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
29/01
António Alçada BaptistaAcademia Sénior da Covilhã
31/01
Fantasmas e Ansiedades na Era TécnicaFábrica da Criatividade, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video