Proença e Ródão
Proença e Ródão unem-se para que Portas do Almourão sejam Parque Natural
As câmaras de Proença-a-Nova e de Vila Velha de Ródão assinaram esta segunda-feira, um protocolo de colaboração, que tem como objetivo classificar as Portas do Almourão, como Parque Natural Regional.
Recorde-se que as Portas do Almourão se situam na fronteira dos dois concelhos e a finalidade é aproveitar o potencial turístico deste geomonumento.
O presidente da Câmara de Proença, João Paulo Catarino, destacou a preocupação de ambas as autarquias poderem ter “sempre uma palavra a dizer sobre o que se pode ou não fazer nestes territórios”, razão para que tenha sido privilegiada a classificação regional e não nacional.
O autarca destacou ainda as pontes que têm sido estabelecidas ao nível intermunicipal, sublinhando a “grande cumplicidade” que une Vila Velha de Ródão e Proença, com características naturais e culturais muito idênticas.
Por seu lado, a presidente da Câmara de Ródão, Maria do Carmo Sequeira, destacou que “o rio corre mas tem duas margens, faz sentido que ambas se unam”. Refira-se que nos termos do acordo de cooperação, os encargos com o desenvolvimento do projeto serão repartidos entre os dois municípios.