Projeto turístico
Raia portuguesa e espanhola unidas na cultura do touro de lide
Uma visita à mais famosa ganadaria do Mundo de touros bravos, Victorino Martín, em Moraleja, na província espanhola de Cáceres, é a proposta do novo programa turístico do grupo hoteleiro Ô Hotels & Resorts, que detém o resort e o Balneário Termal nas Termas de Monfortinho, no Concelho de Idanha-a-Nova.
Este projeto turístico, une a cultura de hospitalidade e relaxamento próprias da hotelaria com o culto do touro, oferecendo aos clientes a possibilidade de experienciar o dia a dia de um ganadeiro.
O roteiro transfronteiriço, de três dias e duas noites, começa e acaba no Hotel Astória, em Termas de Monfortinho, mas durante um dia conduz os clientes até às fincas (explorações ganadeiras, em português) de Monteviejo e Las Tiesas, nas povoações de Moraleja e Portezuelo, respetivamente.
A visita é considerada memorável para quem queira enriquecer a sua cultura tauromáquica, por permitir observar touros de lide no seu habitat natural, visitar o museu dedicado ao célebre ganadeiro Victorino Martín e degustar produtos taurinos e outros da gastronomia local.
Este é um produto turístico “único no mundo”, segundo o presidente do Ô Hotels & Resorts, Hein Demyttenaere. Uma das mais-valias do projeto, defende, é unir a raia portuguesa e espanhola na captação de clientes “vindos de Lisboa, Madrid e do resto do Mundo”.
Para o filho do ganadeiro Victorino Martín, que carrega o nome e o ofício do pai, “o objetivo é trabalhar o turismo de sensações”. Por isso, afirma, “a finca Victorino Martín abre as portas e partilha com os convidados o dia a dia de uma ganadaria com mais de 50 anos, os valores que orientam a sua atividade e o trabalho de criação de touros bravos”.
“Existe uma procura para descobrir o mundo dos touros de lide, as pessoas querem conhecer as condições em que são criados, aprofundar a escola de valores que é a tauromaquia”, garante o ganadeiro.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, considera que este projeto é “um exemplo de como as excelentes potencialidades do território raiano podem ser aproveitadas para conquistar merca- dos”. “Os turistas querem viver experiências genuínas num território autêntico, cheio de vida e emoção, e é isto que temos de vender no setor do turismo”, refere o autarca.
O programa turístico foi apresentado sexta-feira, em Termas de Monfortinho, numa cerimónia onde foi servido um jantar temático taurino elaborado pelo chef Mário Ramos, do grupo Ô Hotel and Resorts. Este menu de autor poderá ser degustado durante todo o mês de setembro. Quanto ao programa, custa 127 euros por pessoa (em quarto duplo com ocupação mínima de duas pessoas), e está disponível de setembro de 2013 a maio de 2014, existindo a possibilidade de vir a ser alargado.
Além de usufruírem do roteiro turístico, os clientes têm ainda 20 por cento de desconto sobre os tratamentos disponíveis no Balneário Termal de Monfortinho, SPA e estúdio de massagens.