25 Setembro 2013

AURIS TOURING SPORTS
Toyota regressa às carrinhas com estilo

Auris Touring Sports 18

A nova carrinha da Toyota, a Auris Touring Sports, já está a ser comercializada em Portugal desde julho e foi apresentada à Comunicação Social no Porto, num evento em que a Gazeta marcou presença, a convite da Toyota Caetano Portugal, através da concessionária em Castelo Branco, a Caetano Auto (CBEP).
Com a Auris Touring Sports a marca nipónica dá dois passos importantes em simultâneo.
Primeiro, porque a Touring Sports marca o regresso da Toyota às carrinhas, uma vez que a última, a Corolla Station Wagon, tinha sido lançada em 2001, com a última unidade a ser comercializada no País em 2007. Ou seja, há seis anos que a marca não tinha incluída na sua oferta aos clientes nenhuma carrinha, não sendo de descurar que em Portugal estas têm um elevado peso no segmento em causa, o C, referente aos familiares compactos, com mais de 50 por cento do volume total de vendas. Isso mesmo é confirmado por António Costa, relações públicas da Toyota Caetano Portugal, ao realçar que “depois de não estarmos presentes no segmento C das station o voltamos a estar e isso é importante”.
Mas a marca do país do Sol Nascente não se limitou a regressar ao mercado das carrinhas. Ao mesmo tempo também inovou, ao tornar-se pio- neira na introdução da tecno-logia híbrida no segmento C em matéria de carrinhas.
Refira-se que esta não é a primeira vez que a Toyota toma a dianteira neste segmento. Tudo, porque a Toyo-ta também foi a primeira marca a disponibilizar os três ti- pos de motorização (gasolina, gasóleo e híbrido) no segmento C, com o lançamento do Auris gasolina e gasóleo em 2007, ao que se seguiu o Auris Hybrid, em 2010.

Na estrada
com conforto
O novo modelo obviamente que mantém traços de união com o Auris hatchback, mas só na dianteira. A partir daí as diferenças em relação à berlina são notórias, porque se trata de uma carrinha, destacando-se, logo à partida, a superfície vidrada, com três espaços laterais, que proporcionam grande luminosidade interior.
Em relação à Touring Sports, António Costa, afirma que neste modelo existiu “a preocupação do espaço interior, tornando-o mais espaçoso e o mais versátil possível”, ao mesmo tempo que destaca “as linhas mais dinâmicas”.
No contacto dinâmico com a Touring Sports o que sobressai, desde logo, é o conforto, tanto nos lugares da frente, como nos traseiros, havendo também a realçar o prazer de condução.
De destacar, igualmente, é a enorme bagageira que o novo modelo oferece, com 530 litros de capacidade que, no entanto, podem chegar aos 1.658 litros, através do rebatimento dos bancos traseiros, que é muito simples com ao sistema Easy Flat. Um sistema que permite rebater os bancos apenas com um toque nas alavancas existentes na bagageira.
Também de salientar é que a capacidade da bagageira é a mesma na versão híbrida, porque as baterias estão colocadas debaixo dos bancos traseiros, sendo que bagageira dispõe ainda de um duplo fundo, onde se podem guardar pequenos objetos.
No que respeita às moto- rizações mantém-se a oferta já existente no Auris hatch-back. Ou seja, a gasolina estão disponíveis os blocos atmosféricos 1.33 Dual VVT-i, de 99 cavalos, e o 1.6 Val-vematic, que debita 132 cavalos, embora este só esteja disponível por encomenda e no nível de equipamento Exclusive.
A gasóleo a oferta também inclui dois motores turbo diesel, que são o 1.4 D-4D, de 90 cavalos, e o 2.0 D-4D, de 124 cavalos, apesar deste também só estar disponível por encomenda, no nível de equipamento Exclusive. Nas moto-rizações diesel há a registar várias melhorias, que fazem com que o consumo médio do bloco 1.4 D-4D seja de 4,2 litros/100 quilómetros e as emis- sões de CO2 fiquem nas 97 gramas/quilómetro, enquanto no 2.0 D-4D o consumo médio se cifra nos 4,5 litros/100 quilómetros.
Depois há a versão com tecnologia híbrida, que combina o motor a gasolina de 1.8 litros VVT-i com o motor elétrico do sistema Hybrid Synergy Drive (HSD), com o conjunto a disponibilizar uma potência máxima de 136 cavalos (100 kW). Tudo isto com um consumo de 3,8 litros/100 quilómetros e emis- sões de CO2 de 85 gramas/quilómetro.
Quanto a versões, a Tou-ring Sports a gasolina (Toyota Optimal Drive) está disponível com os níveis de equipamento Ative, Comfort e Ex-clusive, com a motorização 1.33 Dual VVT-i, e Exclusive, com o bloco 1.6 Valvematic.
A gasóleo (Toyota Optimal Drive) está disponível com os níveis de equipamento Ative, Comfort, Comfort + Sport e Exclusive, com a motor 1.4 D-4D, e Exclusive, com o bloco 2.0 D-4D.
Com a tecnologia híbrida (Hybrid Synergy Drive) a Touring Sports está disponível nos níveis Comfort e Exclusive.


António Tavares

25/09/2013
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video