Vila Velha de Ródão
Executivo realiza sessão de Câmara no Agrupamento de Escolas
Pela primeira vez um executivo de Vila Velha de Ródão reuniu no Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, para aí realizar a sessão de Câmara.
Uma promessa que o atual presidente da Câmara tinha feito e que reafirmou na sua tomada de posse e que se tornou realidade logo na primeira reunião, realizada dia 25 de outubro.
O executivo liderado por Luís Pereira, marcou presença na sala da Biblioteca Escolar, repleta de jovens, para aí realizar a primeira sessão pública da Câmara e dar início a um novo ciclo de gestão.
A descentralização do centro de decisões irá continuar por todo o mandato, tal como prometeu o autarca.
A reunião contou com a presença dos alunos do 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, pessoal docente e não docente, tendo a sessão iniciado com uma apresentação multimédia, dirigida sobretudo aos alunos, procurando desta forma despertar-lhes o interesse para uma cidadania ativa e dando-lhes a conhecer as competências, organização e forma de gestão dos diversos órgãos autárquicos.
Posteriormente, seguiu-se a ordem de trabalhos do dia, com a aprovação de diversos regulamentos, de onde se salienta a aprovação dos Regulamentos Municipal de Urbanizações e Edificações (RMUE), de Atribuição de Bolsas de Estudo e a alteração ao Regulamento de Apoio a Fixação de Jovens e Famílias.
Luís Pereira, manifestou a sua satisfação com a aprovação da alteração a este Regulamento de Apoio a Jovens e Famílias, que vem ao encontro das preocupações manifestadas pelo executivo em reverter o atual processo demográfico de diminuição da população no Concelho, sobretudo jovens.
Este mesmo Regulamento irá permitir que todos aqueles que queiram fixar-se no Concelho de Vila Velha de Ródão beneficiem de um conjunto de medidas de âmbito social que irão contribuir para o aumento da sua qualidade de vida.
Focando algumas dessas medidas, salienta-se a gratuitidade das creches, a isenção de pagamento de taxas e licenças de obras, água e saneamento e, sobretudo, no auxílio a famílias numerosas, com apoios que podem variar entre os 50 e os cem por cento do pagamento de rendas pelo período de um ano, para as famílias que queiram fixar a sua residência no Concelho.
“As medidas agora aprovadas, aliadas ao bom relacionamento com as empresas locais, que poderão privilegiar na gestão de recursos humanos a integração de pessoas que escolham o Concelho para viver, irão trazer resultados já no primeiro ano da sua implementação”, referiu Luís Pereira, acrescentando que “o retorno deste investimento poderá gerar uma nova dinâmica no Concelho e com ele, o aumento da fixação de jovens, a melhoria da qualidade de vida das populações e uma crescente dinâmica da economia local com a criação de novos negócios”.
No final da reunião, no espaço de intervenção do público, foram vários os alunos que quiseram fazer a sua intervenção focando, sobretudo, algumas lacunas atualmente existentes no edifício do Agrupamento de Escolas.
Foi visível a satisfação e o impacto positivo que esta reunião do executivo deixou na comunidade escolar, sendo prova disso a atenção e comportamento de todos os alunos presentes.
No final, Luís Pereira agradeceu o acolhimento e comportamento de toda a comunidade escolar presente e do diretor do Agrupamento de Escolas, pela iniciativa promovida pelo executivo municipal.