COM EXPOSIÇÃO DA COLEÇÃO DE JOE BERARDO
Centro de Cultura Contemporânea é inaugurado domingo
O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) é inaugurado no próximo dia 13, domingo, com uma exposição de arte contemporânea da coleção de Joe Berardo, que ficará patente ao público durante um ano.
O presidente da Câmara de Castelo Branco, Joaquim Morão, em declarações à Lusa, realçou que o Centro de Cultura Contemporânea é “uma obra de referência” da cidade, por se tratar de “uma obra arquitetónica de grande alcance”.
O autarca acrescentou que “nós realizamos muitas obras e modernizámos Castelo Branco em todas as vertentes, mas esta, a par do Museu Cargaleiro, são estruturas culturais muito importantes” e concluiu que Castelo Branco “tem todas as condições para, através da cultura, ter uma estratégia de desenvolvimento”.
Recorde-se que o Centro de Cultura Contemporânea se localiza ao lado do Cine-Teatro Avenida, nos terrenos de ex-Quartel de Cavalaria, entre a Devesa e a Biblioteca Municipal, e, inicialmente, se denominava Centro de Artes Contemporâneas, estando a sua construção prevista no âmbito do programa Polis, mal tal acabou por não acontecer, por falta de financiamento.
A autarquia, no entanto, não desistiu do projeto e a nova infraestrutura cultural torna-se agora uma realidade, mediante um investimento que ronda os cinco milhões de euros, sendo que a Câmara conseguiu 85 por cento do financiamento dessa verba nos fundos comunitários e 10 por cento no Banco Europeu de Investimentos.
De relembrar, também, é que o projeto do Centro de Cultura Contemporânea é da autoria do arquiteto catalão Josep Lluis Mateo e tem quatro pisos.
No Piso -1 fica a entrada principal, com a receção, a bilheteira, salas de exposições e outros espaços. No Piso 0 fica a pista de patinagem, bem como uma bancada ao ar livre, enquanto o Piso 1 é ocupado por uma sala de exposições. Por fim, no Piso 2, para além de uma sala de projeções e de outra sala de exposições, também há um auditório e uma cafetaria.