15 janeiro 2014

nas Termas de Monfortinho
A festa da caça e da gastronomia

A localidade de Termas de Monfortinho acolhe no fim de semana a 2ª Feira de Caça e Gastronomia, organiza pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela União das Freguesias de Monfortinho e Salvaterra do Extremo.
O programa tem início sábado, às 8h30, em Salvaterra do Extremo, com a 2ª Montaria da 2ª Feira de Caça e Gastronomia.
A partir das nove horas, no Clube de Tiro de Monfortinho, realizam-se as provas de percurso de caça e de compact sporting.
Já a partir das 11 horas, decorre no Hotel Fonte Santa uma sessão de esclarecimento subordinada ao tema Licenciamento de unidades de produção local – comercialização de produtos regionais e caça.
O certame propriamente dito abre portas ás 11h30, não faltando a feira de artigos de caça, produtos regionais e tasquinhas com pratos de caça: Outros motivos de interesse são as exposições de aves de rapina e mostra de cetraria, pela Companhia de Teatro Vivarte; a demonstração de tiro com arco e besta, pela ProFlecha; exposição de cães de raças portuguesas e raças de caça; e mostra de coelhos e perdizes.
A partir das 13 horas realiza-se a sessão de live cooking Produtos do Monte, com o chef António Sequeira.
A inauguração da Feira está marcada para as 15 horas, não faltando motivos de interesse como o espetáculo O caçador e o caçado, pela Casa dos Dias Felizes, Marlon Fortes, jogos à moda antiga e carrossel medieval.
A partir das 15h30, o Canil Beira Tejo, faz uma demonstração de cães de parar, que será seguida de uma demonstração de treino de caça ao coelho, com Podengos e Beagles.
O chef António Sequeira regressa às 17 horas, para uma nova sessão de live cooking, com a apresentação e confeção de produtos regionais Terras da Idanha e produtos de caça.
A animação musical também não vai faltar, com o grupo Cantigas d´aldeia, às 18 horas, e o espetáculo de concertinas e desgarradas da Arca, às 18h30.
Domingo, as atividades começam às nove horas, no Clube de Tiro de Monfortinho, com a 1ª Largada de patos da 2ª Feira de Caça e Gastronomia.
Também de destacar é a demonstração de treino de caça ao coelho com Podengos e Beagles, às 11 horas, bem como a demonstração de tiro com arco e besta, pela ProFlecha.
A partir das 12h30 a animação de rua é assegurada pelo grupo ToK’Avakalhar, havendo ainda uma demonstração de cães de parar, pelo Canil Beira Tejo, mostra de cetraria, exposição e demonstração de aves de rapina, pela Companhia de Teatro Vivarte, exposição e demonstração de Pombos de Vara, por negaceiros profissionais, e mostra de cães de raça Serra da Estrela, pela Confraria Cão Serra da Estrela.
Rancho folclórico da ACDL do Ladoeiro e o Rancho Folclórico de Penha Garcia, atuam a partir das 13h30.
Isto, enquanto às 14 horas tem início a emissão do programa Portugal em Festa, da SIC, que terminará às 20 horas.
O programa integra ainda, às 17h30, o 2º Concurso de Pratos Gastronómicos de Caça, e a partir das 18 horas, o chef António Sequeira apresenta a sessão de live cooking apresentação e confeção de produtos Quinta à Mesa, com pratos de caça e Shiitake fresco.

 

14/01/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video