Marca País – A visão dos Consumidores apresentado
Marca País – A visão dos Consumidores é o título do livro da autoria de Sara Brito Filipe, que é apresentado amanhã, quinta-feira, a partir das 18 horas, na Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova (ESGIN), por Maria João Vasconcelos, que é especialista em gestão de marcas.
A obra foi elaborada no âmbito da tese de doutoramento desta docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), tratando-se de um estudo que revela “dados surpreendentes, que deveriam constituir um forte alerta para as marcas portuguesas e para os decisores da marca Portugal”, sendo realçado que “apesar do patriotismo evidente e da declarada preferência por produtos nacionais, os portugueses mantêm uma visão antiquada do seu valor. Design, criatividade e inovação estão ausentes dos atributos com que caracterizamos o que produzimos”.
No livro concluiu-se que 50 por cento dos consumidores só identificam o vinho, os laticínios, a fruta e o calçado como os produtos que representam Portugal e a relação com as marcas portuguesas ainda é mais pobre; 16,5 por cento dos inquiridos no estudo não recordam uma única marca nacional e as marcas mais referidas correspondem às categorias de maior investimento publicitário no semestre em que decorreu o trabalho de campo. Os produtos mais exportados ou em que Portugal é líder são ignorados, “persistindo um desconhecimento generalizado sobre o que de facto se faz” empresarialmente no País.