Câmara da Sertã diz que a segurança rodoviária e a economia estão em causa
Estrada nacional 238 está cortada ao trânsito desde quinta-feira
O troço da Estrada Nacional 238 (EN 238), entre Cernache do Bonjardim e Ferreira do Zêzere, continua cortada ao trânsito, devido a um aluimento de barreiras, registado na noite de quinta-feira, pelas 20 horas.
Num comunicado enviado à Comunicação Social, o presidente da Câmara da Sertã refere que a situação verificada junto ao Vale da Ursa, entre Cernache e Ferreira do Zêzere, “põe a nu as fragilidades desta via e a necessidade urgente da sua requalificação”.
José Farinha Nunes fala ainda na “frequente queda de barreiras e instabilidade do piso” e acrescenta que o município da Sertã, “tem mostrado as suas preocupações junto das entidades competentes”, preconizando uma via condigna que, ligando o IC8 ao IC9, “sirva adequadamente e em segurança as populações, as empresas e a economia desta região”.
O autarca lembra ainda que a requalificação da EN238, “é uma pretensão antiga, sendo esta uma via estruturante e fundamental para a economia e o desenvolvimento desta região”.
José Farinha Nunes sublinha ainda que com o atual estado da EN238, “é a segurança rodoviária, os fluxos turísticos e a economia que estão em causa”, sendo que os custos de transporte de mercadorias “são afetados entre 10 e 25 por cento no seu custo” pelas atuais condições desta estrada.