19 novembro 2014

Nove países da América Latina visitaram Castelo Branco
Politécnico promove fórum empresarial

Uma missão de embaixadores de nove países da América Latina visitou na terça-feira, o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) e participou num fórum empresarial com empresários da região.
Esta visita, promovida pelo Instituto para a Promoção e Desenvolvimento da América Latina (IPDAL), em parceria com o IPCB, incluiu, além da visita à instituição de ensino superior albicastrense, contactos com  empresários da região de Castelo Branco, num fórum empresarial realizado para o efeito.
Na sessão de boas-vindas, que decorreu nos serviços da presidência do IPCB, Carlos Maia explicou que a instituição decidiu alargar a visita às empresas da região, para possibilitar aos empresários contactos com os embaixadores que poderão abrir as portas para a exportação de produtos e reforçar a economia, quer a nível local e regional, quer nacional.
O presidente do IPCB explicou ainda que esta iniciativa começou a ser preparada em março deste ano, depois de contactos mantidos com o IPDAL.
“Entendemos que além das três missões mais frequentes do ensino superior (ensino, investigação e a prestação de serviços à comunidade), começa a ganhar dimensão o envolvimento das instituições no desenvolvimento local e regional”, sublinhou o responsável do IPCB.
Carlos Maia entende que na atual conjuntura, as instituições de ensino superior “têm a obrigação” de promover este tipo de atividades.
Aliás, este responsável entende que “não há limite para os serviços que o IPCB pode prestar à região” e adiantou que  todas as atividades que  a possam potenciar, “nós podemos executá-las ou colaborar nelas com  outros atores” nomeadamente, municípios, empresas e outros.
Na breve sessão de boas vindas, o embaixador do Uruguai, destacou a importância desta cooperação, quer a nível académico, quer empresarial.
José Korzeniak sublinhou também a importância estratégica que Portugal tem, sobretudo, como porta de entrada para a Europa.
“Temos que percorrer caminhos e acertar pormenores para que ganhem ambas as partes”, disse.
 O embaixador do Uruguai considerou ainda que esta visita, representa “um ingrediente imprescindível para dar esses passos”.
Por seu turno, o presidente do IPDAL, destacou a “grande dinâmica” da região de Castelo Branco e, sobretudo, do IPCB que considerou um “autêntico pivot” no desenvolvimento regional.
Paulo Neves entende que existem “imensas oportunidades de negócio” nos países da América Latina, nomeadamente, para as pequenas e médias empresas (PME) e salientou ainda que estes países possuem das maiores taxas de crescimento do mundo.
Estiveram em Castelo Branco, embaixadores e representantes de países como a Colômbia, República Dominicana, Cuba, Panamá, Chile, Paraguai, México, Peru e Uruguai.

19/11/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video