2 abril 2014

NOVA VALÊNCIA APOSTA NA EXCELÊNCIA
Taberna Seca abre lar de idosos com vista para a cidade

lar taberna seca 007.jpgA Taberna Seca, localizada a poucos quilómetros da sede de Freguesia, Castelo Branco, deverá inaugurar, ainda este mês, um lar residencial para idosos. Está assim a pouco tempo de ser concretizada uma aspiração do Centro Social da Taberna Seca, que deu início ao projeto em 2009.
O novo lar está praticamente concluído e pronto a funcionar, como os jornalistas puderam verificar sexta-feira, durante uma visita às instalações, guiada pelo presidente da direção do Centro, Leopoldo Rodrigues, visivelmente satisfeito e orgulhoso pela obra realizada. E há motivos para isso, uma vez que quem vê o edifício por fora não consegue fazer uma ideia do que são as instalações interiormente.
A nova infraestrutura foi aprovada para 38 clientes, sendo que os quartos, que podem ser individuais, duplos ou triplos, estão distribuídos por dois pisos. Comum a todos os quartos é o equipamento de ar condicionado, televisão e instalações sanitárias adaptadas para pessoas portadoras de deficiência, havendo ainda a realçar que podem oferecer camas articuladas ou com elevador, em função das necessidades dos clientes.
Fora da vertente material, Leopoldo Rodrigues adianta que os clientes do novo lar terão ao seu dispor, todos os dias, num período de três ou quatro horas, serviço de enfermagem, ao que se junta ainda um médico.
Para além disso, existe também a “intenção” de dinamizar a ocupação de tempos livres, através da intervenção de um animador sócio-cultural.
Aspetos considerados importantes, porque no novo lar residencial, “além de instalações de excelência, também queremos dar um tratamento de excelência”, com o objetivo de servir os clientes de”uma forma digna”.
Tudo isto, com “preços atrativos”, sendo que esta preocupação surge aliada a “uma preocupação social, uma vez que as famílias atravessam momentos difíceis”.
Assim, em termos de valores, o preço base será na ordem dos 550 euros para casais e 600 euros para individuais, não sendo de esquecer que das 38 vagas 10 deverão ser protocoladas com a Segurança Social.
Por tudo isto, não é de estranhar que o lar, apesar de ainda não ter aberto, já tenha cerca de 30 pessoas inscritas.
Para já, o Centro de Dia da Taberna Seca conta com seis colaboradores, mas o recrutamento para o lar já teve início, mediante um acordo com o Centro de Formação Profissional, pelo que já foram formadas 29 senhoras. Destas, oito ou nove entrarão numa fase inicial, com a perspetiva de esse número poder aumentar.


Lar construído
por administração direta
Para a construção do novo lar o Centro de Dia da Taberna Seca  contraiu um empréstimo e apresentou uma candidaturaao Proder.
Leopoldo Rodrigues recorda que as obras tiveram início em 2009 “e avançaram de acordo com a disponibilidade de verbas”, sendo essa uma vantagem resultante da obra ter sido realizada por administração direta, facto que também fez com que tenha ficado menos dispendiosa.
O presidente da direção relembra também que o início de tudo isto remonta a 2005, ao referir que “a escola primária não tinha alunos, falei com o presidente Joaquim Morão e o Centro nasceu na Escola”.
Centro que, para já, tem as valências de Centro de Dia, com 14 clientes, e de Apoio Domiciliário, com 15, mas que dentro em breve também terá a de lar.
No que respeita às valências atualmente disponíveis, Leopoldo Rodrigues, avança que os clientes “são essencialmente da Taberna Seca, mas também damos apoio a clientes de Castelo Branco”, sendo que destes “a alguns damos apoio ao domicilio e outros trazemo-los todos os dias para a Taberna Seca”.
Sublinha ainda que os clientes da cidade “tinham aí oferta, mas de maior dimensão”, pelo que “vêm para aqui por opção, por ser mais pequeno”, aproveitando o motivo desta escolha para rematar que “o nosso objetivo é sermos autossuficientes, termos uma dimensão mínima e sermos uma família”.

02/04/2014
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
01/10 a 09/10
Dia Internacional do IdosoConcelho de Penamacor
02/10 a 22/10
Aguarda ReferendoFundão e Castelo Branco
04/10
Dois dias para além do tempoCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
07/10 a 11/10
Receção ao Caloiro Campus da Talagueira, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video