Governo norueguês financia Rede de Judiarias de Portugal com quatro milhões de euros
Dia Europeu da Cultura Judaica assinalado
A Câmara de Castelo Branco assinalou domingo o Dia Europeu da Cultura Judaica. Uma iniciativa cuja organização esteve a cargo do município e que teve a colaboração da Rede de Judiarias de Portugal.
A comemoração do Dia Europeu da Cultura Judaica – A Mulher no Judaísmo iniciou-se no salão nobre dos Paços do Concelho, às 10 horas, com uma sessão solene em que participam a embaixadora de Israel em Portugal, Tzipora Rimon, e Bent Bakken, em representação do embaixador da Noruega.
Seguiu-se, uma visita guiada à Judiaria de Castelo Branco e à tarde, as comemorações decorreram no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco.
O secretário-geral da rede de Judiarias de Portugal, Jorge Patrão, explicou que o Governo norueguês vai financiar a Rede de Judiarias de Portugal, através do programa EEA GRANTS, com quatro milhões de euros.
A implementação deste programa, cujo objetivo consiste em restaurar, conservar e preservar o património cultural dos judeus sefarditas existente em Portugal, passa pela concretização do projeto pré-definido“Rotas de Sefarad – Valorização da Identidade Judaica Portuguesa no Diálogo Interculturas.
O projeto pretende ainda estimular o desenvolvimento económico e a criação de emprego ao nível local, através do aumento do turismo cultural na área, tornando acessível a cerca de 100 mil visitantes todo o património restaurado, renovado e protegido. Está ainda prevista a realização de cursos de formação relacionados com a rota estabelecida de forma a aumentar a competência dos envolvidos e a promoção da sua visibilidade através de sinalização em 28 municípios.
Jorge Patrão disse que “em boa hora” a Câmara de Castelo Branco lançou este evento.
“Castelo Branco é uma cidade que conta com uma presença enorme da identidade judaica e essa história tem que ser divulgada e conhecida”, referiu.
A Rede de Judiarias de Portugal foi fundada em 2011, por nove municípios. “Atualmente, conta com 28 municípios, onde se inclui Castelo Branco, e tem mais seis pedidos de adesão em espera”, explicou o secretário-geral da rede.