Beira Interior mostra-se em Paris
Municípios divulgam produtos e potencialidades económicas
Os produtos e as potencialidades da Beira Interior estiveram em destaque em Paris, durante uma ação de promoção da região em que participaram 21 municípios.
Além de dois protocolos de cooperação que abrem caminho a futuras iniciativas económicas e culturais, foram já agendadas duas ações para 2015, uma das quais permitirá uma divulgação mais alargada dos produtos regionais, com a realização de um mercado de rua.
A abertura de portas para internacionalização de empresas é um dos objetivos e está expressa na minuta de um acordo de cooperação estabelecido entre a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e a Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa, que prevê o auxílio às empresas interessadas em exportar, bem como o aconselhamento e acompanhamento às empresas dos seis municípios (Castelo Branco, Proença-a-Nova, Idanha-a-Nova, Vila Velha de Ródão e Penamacor) da CIMBB nas deslocações comerciais a França.
Foi igualmente assinado um protocolo com a Associação de Beirões de França e desenvolvidos encontros de trabalho com potenciais parceiros.
O presidente da CIMBB, João Paulo Catarino, destacou a capacidade de especialização e inovação no setor agroalimentar, explicando que os produtos regionais conseguem afirmar-se pela imagem de qualidade e não pela massificação.
Hermano Sanches Ruivo, vereador na Câmara de Paris, com ligações familiares à região, sublinhou a importância do “estreitamento de relações” entre os dois países, tanto no plano empresarial, como cultural e associativo.
Promovidos pelo Jornal do Fundão, os Encontros da Beira Interior em Paris contemplaram ações de degustação de produtos dos 21 municípios que se associaram ao programa.
Foi igualmente produzido um filme sobre a Região, apresentado numa sessão com empresários, na Embaixada de Portugal, e no Encontro Nacional das Associações Portuguesas de França, em que se discutiram novas oportunidades decorrentes dos fenómenos migratórios.