TRADIÇÃO DA NOITE DE CONSOADA
Madeiro da Sé atrai milhares de pessoas
O Madeiro da Sé, em Castelo Branco, mantendo a tradição, voltou a atrair milhares de pessoas.
Depois do jantar de Consoada, famílias inteiras e grupos de amigos convergiram para o local que, ano após ano, já é um ponto de encontro, independentemente de chover ou não, ou de fazer muito frio ou não.
Assim, milhares de pessoas passaram pelo Largo da Sé, para ver o Madeiro arder e conviver, numa noite que é diferente de todas as outras, assistindo-se, deste modo, a uma autêntica romaria de pessoas, grande parte a pé, mas também muitas que se deslocaram de carro.
Tudo isto incluiu também a habitual visita ao Madeiro do Largo do Espírito Santo, que também é uma referência e ponto de passagem obrigatório na Noite de Consoada.
Mas no Largo da Sé o Madeiro, como habitualmente, não foi o único ponto de atração, uma vez que nessa noite, como manda a tradição, na Sé, a partir das 24 horas é celebrada a Missa do Galo, que termina já na madrugada do Dia de Natal. Uma missa que marca um momento importante da quadra natalícia, o que faz com que nessa noite, invariavelmente, a Sé seja pequena para acolher todos os que querem assistir à cerimónia.
Depois a animação junto ao Madeiro continua pela noite dentro, não faltando quem cante as tradicionais músicas de Natal.