INICIATIVA DA COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DA BEIRA BAIXA
As ideias de negócio dos alunos dos ensinos Secundário e Profissional
Os alunos dos ensinos Secundário e Profissional dos concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) apresentaram na passada quarta-feira, dia 28 de maio, no Centro de Empresas Inovadoras (CEI), em Castelo Branco, as suas ideias de negócio.
A iniciativa completa assim o ciclo da atividade promovida pela CIMBB que teve início dia 23 de maio, com a realização, no centro cívico da cidade, da Feira de Empreendedorismo Júnior e Expo Empresas. Um evento que contou com o envolvimento dos alunos dos 2º e 3º ciclos, tal como a Gazeta noticiou na edição da semana passada.
Na abertura da sessão, no CEI, o vereador João Carvalhinho, da Câmara de Castelo Branco, começou por realçar que Joaquim Morão “é o pai deste Centro”, para afirmar que “a sua visão está a ser concretizada” e acrescentar que “o empreendedorismo nas escolas é uma aposta do futuro”.
Por seu lado, o secretário executivo da CIMBB, Joaquim Morão, voltou a destacar a importância de “estimular as escolas e os jovens, para que sejam criativos e criarem o seu próprio emprego”.
Por isso, continuou, “motivamos todos para que a escola comece a motivar os jovens para esta ideia”.
Joaquim Morão assegurou que “este modo de estar é fundamental para as escolas” e concluiu que para o ano haverá mais”.
Também presente na sessão de abertura, o diretor-geral dos estabelecimentos escolares, José Alberto Duarte, desejou, “que as ideias venham para fora e que sejam bem acolhidas por todos”, para de seguida realçar a importância dos jovens “darem as suas ideias e depois terem espaço para as concretizar”.
Refira-se que a sessão dedicada aos alunos dos ensinos Secundário e Profissional, envolveu quatro agrupamentos de escolas e uma escola profissional que apresentaram 10 projetos.
O projeto vencedor foi o SensationShoes, das alunas Carolina Reis, Cláudia Barata e Marília Pereira, do 12º ano da Escola Secundária de Alcains, que assim ganharam uma viagem a Barcelona.
A segunda posição foi conquistada pelo projeto Por Terras de Ribeiro Sanches, dos alunos João Maneiras, Maria Miguel, Micaela Pelicano e Rafaela Oliveira, do 12º ano da Escola Secundária de Penamacor.
O terceiro lugar do pódio coube ao projeto 7ª Arte, dos alunos Ricardo Nunes, Ruben Silva, Vanessa Mergulho e Rute Gonçalves, da Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA).
Tanto o segundo como o terceiro classificados recebem uma semana de entrada grátis nas Piscinas Municipais.