NA TARDE DE SÁBADO
Dias da Criança e do Ambiente dão vida ao Parque da Cidade
O Parque da Cidade de Castelo Branco, a exemplo do ano passado, é palco, sábado, das comemorações do Dia da Criança que, este ano, são desenvolvidas em paralelo com as do Dia do Ambiente.
Repetindo a receita do ano passado as atividades são apresentadas numa organização conjunta da Câmara de Castelo Branco, ACICB – Associação Empresarial da Beira Baixa, Laboratório Urbano pela Arte (LUPA) e EntrelaçArte.
Um facto que foi destacado pelo presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, ao afirmar que “no ano passado do Dia da Criança foi comemorado de uma forma diferente, de uma forma muito bonita e achamos por bem dar continuidade às comemorações e também à parceria, para que as crianças do Concelho se possam divertir”.
Luís Correia, com a atenção centrada nas crianças, adiantou também que “algumas vão estar nos jardins da Presidência da República, no Dia da Criança, dia 1 de junho (passada segunda-feira), para participar nas atividades do Dia da Criança”.
O autarca sublinhou ainda que “estamos a acarinhar as nossas crianças e é isso que pretendemos”.
O papel aglutinador da Câmara na organização foi elogiado pelo presidente da ACICB, Adelino Minhós, por “unir várias instituições”, porque isso “é positivo para todos”.
Adelino Minhós que não perdeu a oportunidade de realçar que “com atividades como esta estamos a trabalhar para o futuro do nosso território, uma vez que as crianças são o nosso futuro”.
Por seu lado, Andreia Fernandes, da LUPA, avançou ter “muito gosto em estar de novo neste evento” e revelou que, “tendo em perspetiva o Dia do Ambiente, as atividades são mais diversificadas e também há outras novas”.
Já Joana Carvalho, da EntrelaçArte, começou por referir que “este ano ainda não saímos à rua, uma vez que temos estado a trabalhar com grupos da Associação Amato Lusitano e da Casa da Infância e Juventude de Castelo Branco (CIJE)”, para adiantar que, “este ano, vamos pegar no Bordado de Castelo Branco e desmistificá-lo”, não deixando de abordar, claro está, o crochet e o tricot.
Um programa
recheado
O programa dos dias da Criança e do Ambiente, que tem a apresentação do grupo de teatro Tramédia, começa às 14 horas com a atuação de Os Chibatas – Grupo de Percussão Tradicional de Castelo Branco, com a música a continuar a partir das 14h30, com o New Wave Chorus, sob a direção de Armanda Patrício.
A atividade física chega às 15 horas, com os Zumba Kids, com a direção de André Ribeiro, de A Praça – Clube de Fitness.
Às 15h50 atua o Orfeão Júnior, sob a direção de Armanda Patrício seguindo-se a dança, com a atuação dos alunos da Escola Silvina Candeias.
O Váatão – Teatro de Castelo Branco leva à cena, a partir das 17h10, a peça A Filo & Sofia no Bosque da Amizade e a partir das 18 horas atua a Rock Academy.
Ao longo da tarde, no entanto, haverá muitas mais atividades.
Assim, haverá insufláveis da ACICB, a Valnor está presente com o Jogo da Glória, A EntrelaçArte com o bordado em serapilheira, a Associação Raia Aventura com uma parede de escalada e arame de equilíbrio, A Biblioteca Municipal de Castelo Branco com o Cantinho das Histórias, OS Chibatas com um workshop de percussão, Álvaro Espadanal com a realização de uma pintura mural, a Casa de Burros com passeios de burro, a Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA) com modelagem de balões, pinturas faciais e animação infantil, e Paula Peres, do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), com a Oficina de Origami – Ciência e Tradição.