Alunos da Sertã passam o verão na Universidade
A Câmara da Sertã promoveu, pelo quinto ano consecutivo, o contacto de jovens com o ambiente académico universitário nas férias de verão, numa iniciativa que decorreu no mês de julho e que abrangeu três estabelecimentos de Ensino Superior, que foram a Universidade de Aveiro (Academia de verão), Universidade de Coimbra (Universidade de verão) e Universidade do Porto (Universidade Júnior).
O projeto contou com a participação de 13 jovens, 12 no programa da Universidade do Porto e um na Universidade de Aveiro, uma vez que nenhum escolheu o programa da Universidade de Coimbra, sendo que a Câmara da Sertã disponibilizou o apoio logístico e transporte dos alunos que se inscreveram, com alojamento, tanto dos residentes no Concelho, como dos que apenas frequentam as suas escolas.
Dos 13 jovens que participaram nestas atividades, oito já tinham participado em anos anteriores, embora em áreas diferentes. Os alunos, pertencentes ao 2º e 3º Ciclos, à exceção do jovem que foi para a Universidade de Aveiro, que é do Ensino Secundário, referiram que pretendem experimentar áreas diferentes, de forma a adquirirem um maior conhecimento das suas apetências, gostos e interesses. Desta forma, podem escolher a área de prosseguimento de estudos que mais se adequa às suas preferências. Os programas de atividades abrangiam diversas áreas do saber, desde a saúde à matemática, passando pelas artes e pelo desporto.
José Farinha Nunes, presidente da Câmara da Sertã, frisa a importância deste tipo de apoios, referindo que “o contacto com outras realidades e com jovens de várias zonas do País e até do estrangeiro contribui para que os alunos abram horizontes, desenvolvam as suas próprias potencialidades e competências, académicas e pessoais”, acrescentando ainda que “associar o ambiente lúdico ao académico parece-me ser uma aposta ganha no que toca à motivação dos jovens para o conhecimento ou reconhecimento das suas competências e apetências”.