23 de setembro de 2015

Com alunos de todas as escolas de música do Distrito
Música no centro cívico contra os cortes no ensino artístico

As escolas de música continuaram, sexta-feira, a realizar ações de protesto, nomeadamente em Lisboa, junto ao Ministério da Educação e Ciência (MEC), contra os cortes no ensino artístico.
Mas não foi apenas a capital do País que recebeu estas ações de protesto, com concertos em forma de sensibilização para o problema. Também em Castelo Branco teve lugar uma iniciativa, que na tarde de sexta-feira reuniu no centro cívico da cidade as escolas de música da Região, que ao som da conhecida obra Carmina Burana, de Carl Orff, chamaram a atenção de quem por ali passava.
Assim, o centro da cidade encheu-se de música e de músicos que empunhavam cartazes, onde se podia ler: “Querem matar o ensino artístico; Queremos aprender música; Deixem-nos ser músicos; Direito ao ensino artístico na Beira Interior”.
Recorde-se que estes protestos surgiram após ser conhecida a redução nos estudantes cofinanciados pelo Ministério em 87 conservatórios privados.
Uma medida que também tem consequências nas escolas públicas, a partir do momento que estes cortes, segundo é adiantado, impedem a abertura de turmas do 5º ano, o primeiro do ensino articulado de música.
AT

23/09/2015
 

Em Agenda

 
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video