21 de outubro de 2015

Protocolo entre a Celtejo e a EDP Comercial gera poupanças que podem chegar aos 250 mil euros ano

A Celtejo, em Vila Velha de Ródão, celebrou um protocolo com a EDP Comercial com vista à otimização da energia térmica daquela unidade fabril, estimando-se que as poupanças anuais rondem os 250 mil euros.
“Com este protocolo, estimamos, e é essa a nossa expetativa, que consigamos poupar por ano, valores na ordem dos 250 mil euros”, referiu o diretor fabril da Celtejo, Carlos Coelho.
Este protocolo agora celebrado com a EDP Comercial surge na sequência de outro, realizado em outubro de 2014, no âmbito da eficiência energética.
Este segundo contrato incide exclusivamente na poupança de energia térmica, nomeadamente na poupança de vapor utilizado no processo.
O responsável da Celtejo explicou ainda que o protocolo visa a formação de equipas técnicas conjuntas que irão efetuar a listagem de um conjunto de medidas “com impacto muito significativo na redução do consumo”.
“Gastamos muito dinheiro para produzir vapor. Quanto menos vapor consumirmos, mais poupamos”, disse.
A título de exemplo, Carlos Coelho adiantou que para atingir a otimização dos gastos de energia térmica na unidade fabril, poderão ser colocados permutadores de calor em correntes de processo onde ainda não existem ou utilizá-los em outros locais.
“Trata-se da continuação do trabalho de otimização da unidade fabril, mas neste momento estes processos já são mais exigentes, porque chegamos a um patamar em que cada vez é mais difícil fazê-las”, concluiu o responsável da Celtejo.

22/10/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video