Exercício de preparação para risco sismico
A Terra Treme esta quinta-feira
O Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, instituído pelas Nações Unidas, é assinalado amanhã, quinta-feira, e em Portugal todos os cidadãos são desafiados a participar num exercício de preparação para o risco sísmico, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), em conjunto com diversas entidades públicas e privadas.
Denominada A Terra Treme a iniciativa é um exercício de um minuto, que ajudará toda a população a conhecer e a praticar os três gestos que podem salvar vidas em caso de sismo.
Assim, durante o exercício, os cidadãos devem baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo, (também designado por terramoto ou tremor de terra). Deverão proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela. Por fim, aguardar até que a terra pare de tremer.
A ANPC destaca nesta, que é a quarta edição do exercício, “o trabalho conjunto com o Ministério da Educação na promoção da educação para o risco junto das escolas, do Pré-Escolar ao Secundário, num incentivo claro a uma cidadania ativa, solidária e responsável em matéria de proteção civil”, realçando que “o planeta tem riscos. Temos de aprender a conviver com os riscos, apostar na prevenção e numa educação que promove a preparação das novas gerações para situações de emergência de maior gravidade”.
Acrescenta que A Terra Treme “é uma ação de sensibilização que esclarece sobre o que fazer e não fazer em caso de sismo, informação resumida em sete passos e que valoriza a autonomia e a capacitação dos cidadãos e famílias”.