João Franco recordado no Alcaide no dia em que cumpria 161 anos
O Movimento Monárquico de Castelo Branco, com o apoio da Junta de Freguesia de Alcaide, organizou, domingo, na Casa Cunha Leal, no Alcaide, a palestra Vida e Obra do Presidente do Conselho de Ministros João Franco. Iniciativa que decorreu no dia em que João Franco completaria 161 anos, tendo como oradores Pedro Rego da Silva e João de Mello Franco, que é bisneto de João Franco.
Depois da abertura, com as intervenções do presidente da Juventude Monárquica, Rui Mateus, e do presidente da Junta do Alcaide, Daniel Cruz, Pedro Rego da Silva começou por falar no Absolutismo em Portugal, na Monarquia constitucional democrática e liberal em Portugal (1834-1910), das crises da Monarquia com o crescimento em Lisboa do Partido Republicano, do ultimatum de 1890, da Revolta do Porto, em 1891, e, por fim, do Regicídio, em 1908. Tudo para depois abordar o papel importante de João Franco como responsável do Partido Regenerador Liberal e como presidente do Conselho de Ministros do Rei Dom Carlos I.
Por seu lado, João de Mello Franco falou da vida privada do seu bisavô, abordando áreas como a educação, a carreira profissional, as obras realizadas, os amigos e os adversários, falando também nos políticos contemporâneos beirões de João Franco, como Manuel Vaz Preto, Francisco Tavares Proença e João Pinto dos Santos. Na sua intervenção falou ainda na atividade agrícola de João Franco no Alcaide e no Sul de França, em Biarritz.
No final de sessão, o diretor do Museu Arqueológico José Monteiro, Pedro Salvado, em representação da Câmara do Fundão, elogiou a iniciativa e manifestou apoio e reconhecimento ao Movimento Monárquico de Castelo Branco, pelo trabalho cultural realizado no Distrito de Castelo Branco.
O encontro terminou com um lanche de produtos do Alcaide, oferecido pela Junta de Freguesia.