Alunos conquistam medalha de ouro na Olimpíada da Ciência da União Europeia
Guilherme Vilela Alves e Raul Pombo Monteiro, do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, de Castelo Branco, e Luís Miguel Costa e Silva, da Escola Secundária Aurélia de Sousa, do Porto, conquistaram uma medalha de ouro na Olimpíada da Ciência da União Europeia, que terminou sábado, em Tartu, na Estónia.
Refira-se que esta foi a primeira vez que Portugal conquistou uma medalha de ouro na Olimpíada, que na edição deste ano contou com a participação de estudantes de 23 países.
Por esse facto, o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, felicitou os três alunos, em declarações à agência Lusa, ao manifestar “um enorme orgulho que só pode ser reflexo de muito empenho e de muito trabalho”.
Recorde-se, ainda, que a Olimpíada da Ciência da União Europeia (EUSO) se destina a estudantes do Ensino Secundário, na faixa etária dos 16 anos, especialmente interessados na área das ciências e tem como objetivo estimular a escolha de carreiras científicas, desenvolver talentos e proporcionar a troca de experiências.