24 de agosto de 2016

NO ÂMBITO DE UM PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO COM A AICEP
Aldeias do Xisto mostram-se na Tent London

A Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR) e a Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP) assinaram, dia 23 de junho, na Aldeia do Xisto de Janeiro de Cima, no Concelho do Fundão, um protocolo de cooperação, que tem como principal objetivo internacionalizar a marca Portugal através da qualificação da perceção de valor atribuída às suas marcas territoriais, particularmente as do Interior do País.
A primeira ação concreta ao abrigo deste protocolo será a participação, de 22 a 25 de setembro, no stand com que Portugal se fará representar na Tent London – Feira de Design de Londres, onde as Aldeias do Xisto estarão ao lado de mais de duas dezenas de empresas e criadores nacionais.
As Aldeias do Xisto participarão com um conjunto de artefactos dos seus três projetos de Craft+Design+Identidade: Água Musa (2013), L4Craft (2014) e Agricultura Lusitana (2016).
Uma participação que está também a ser articulada com a Direção Geral das Artes, que terá igualmente um pavilhão de representação de Portugal, na Bienal de Design de Londres, e que decorre de 7 a 27 de setembro, sendo subordinada ao tema Utopia, celebrando os 500 anos da edição da obra clássica de Thomas More (1516).
Perseguindo a missão de gerar atratividade para o seu território, a ADXTUR vê nesta parceria com a AICEP uma forma de qualificar a imagem externa de Portugal através da promoção de bens e serviços produzidos no Interior do País e da afirmação de uma identidade eminentemente rural, setores em que a marca Aldeias do Xisto é já uma referência a nível nacional.
Recorde-se que a ADXTUR tem gerado novos fatores de atratividade a pessoas, conhecimentos e investimentos, que a marca e os seus atores procuram capitalizar através do desenvolvimento turístico e em áreas conexas como a reabilitação urbana, a gastrono-mia, a gestão florestal e a salvaguarda ambiental e cultural, entre outros.
Como referiu o presidente da ADXTUR, Paulo Fernandes, trata-se de “explorar e implementar novos mecanismos de apoio à atração e fixação de estrangeiros através de projetos em áreas técnicas, científicas, culturais e artísticas” e assim continuar a gerar contributos fundamentais para a construção do caminho de transformação social e económica a que as Aldeias do Xisto se propõem. Um caminho em que o mais importante são os passos dados no âmbito da inovação e abertura ao exterior através da inserção internacional dos associados privados da ADXTUR, explorando novas ideias, caminhos e circuitos de comercialização.

24/08/2016
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video