22 de junho de 2016

CERTAME DECORRE DE 1 A 3 DE JULHO
Bienal do Azeite apresenta-se na Assembleia da República

A Bienal do Azeite, que decorre no centro cívico de Castelo Branco, entre 1 e 3 de julho, apresenta-se amanhã, quinta-feira, na Assembleia da República, em Lisboa, onde, a partir das 17 horas, dinamiza a iniciativa Os azeites de Portugal e os Produtos da Beira Baixa à prova na Assembleia da República.
A iniciativa, promovida pela Câmara de Castelo Branco, consiste numa ação de degustação de azeites nacionais e de produtos da Beira Baixa.
Refira-se que aquela que é a quinta edição da Bienal do Azeite, organizada pela Câmara de Castelo Branco, em parceria com a Associação de Produtores de Azeite da Beira Interior (APABI), a Casa do Azeite e a Confraria do Azeite, será inaugurada pelo ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e é dedicada ao tema O Azeite na Dieta Mediterrânica.
O certame, que durante três dias faz de Castelo Branco a capital do azeite, é um evento de caráter nacional, que envolve todas a regiões produtoras de azeite de Portugal e de mais intervenientes da fileira, pretendendo distinguir-se enquanto plataforma de observação e discussão sobre a fileira do azeite, produto que revela tamanha importância no panorama histórico e social da Região e de Portugal.
A edição deste ano apresenta como novidade a introdução de um espaço aberto para dinamização por parte dos próprios agentes do setor, estimulando a partilha de visões e conhecimento.
Outra novidade resulta do convite lançado à restauração, desafiando-a para que nos três dias da Bienal do Azeite reforce a criatividade na utilização do azeite nas ementas, enriquecendo aquela que será uma das temáticas centrais do certame, o Azeite na Dieta Mediterrânica, que será também o mote para uma tertúlia.
A Bienal do Azeite abre portas dia 1 de julho, às 11 horas, sendo que a inauguração está marcada para as 17 horas.
A partir das 18 horas realiza-se a atividade Como se prova azeite? Os azeites são para as ocasiões…, que inclui prova de azeite e queijos.
À noite, a partir das 22 horas, há música, com o concerto Juntos, que reúne em palco Jorge Palma e Sérgio Godinho.
Sábado, dia 2 de julho, o certame abre às 11 horas, mas antes disso, às 10 horas, realiza-se uma visita técnica a um lagar e a um olival.
A partir das 12 horas decorre a atividade Como se prova azeite? Os azeites são para as ocasiões…, que se repetirá às 19 horas.
Pelo meio, às 15 horas, tem lugar a tertúlia O Azeite na Dieta Mediterrânica.
A música está regresso à noite, às 22 horas, com a atuação dos Resistência.
Dia 3 de julho, domingo, o certame abre de novo às 11 horas, sendo que a partir das 15 horas se realiza a iniciativa Venha Conhecer o Azeite e a Azeitona.
Às 16h30 é entregue o prémio Azeite Design e a Bienal encerra às 20 horas, sendo de realçar, no entanto, que a partir das 21h30 se realiza ainda a atividade Dança com a Cidade, com a Escola Silvina Candeias e com a participação de algumas figuras públicas.
António Tavares

22/06/2016
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video