6 de janeiro de 2016

NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO
Mutualista Covilhanense quer ter Unidade Móvel

A Mutualista Covilhanense tem definido como principal investimento para este ano adquirir e equipar uma Unidade Móvel de Saúde, destinada à prevenção, vigilância e prestação de cuidados primários nas freguesias rurais do Concelho da Covilhã.
A novidade foi avançada pelo presidente da direção, Nelson Silva, no decorrer da assembleia geral realizada dia 29 de dezembro, na qual foi aprovado, por unanimidade, o plano de atividades para este ano, que tem um orçamento de quase 1,5 milhões de euros.
A Unidade Móvel de Saúde tem como objetivo beneficiar, sobretudo, a população mais idosa e com limitações físicas ou geográficas de acesso, com Nelson Silva a explicar que “se trata de um serviço inovador na nossa zona, destinado a atuar sobretudo fora do casco urbano da Covilhã, embora possa também contemplar a própria cidade.
Acrescentou que a unidade, que está orçada em 70 mil euros, “se traduz, na prática, em levar os serviços da Mutualista na área da Saúde para fora das suas instalações, para o exterior, chegando às freguesias e indo, assim, ao encontro dos associados, ao invés de serem estes a procurarem a instituição”.
Recorde-se que, atualmente, a Mutualista é a única associação mutualista em toda a Beira Interior que dispõe de um Centro Clínico, com gabinete de enfermagem e consultas de clínica geral e de especialidade, e de uma Farmácia.
Com base nisso Nelson Silva salientou que o novo serviço contará, por isso, “com toda a experiência de muitos anos que a Mutualista tem na Saúde” e também com “parcerias fundamentais”, entre as quais se contam instituições e entidades ligadas a esta área, Câmara e juntas de freguesia, concluindo que “não será fácil colocar a Unidade Móvel de Saúde na estrada no primeiro trimestre do ano, mas é esse o nosso objetivo”.~
Para além da Unidade Móvel de Saúde, a direção da Mutualista Covilhanense tem mais quatro grandes objetivos previstos para este ano, entre os quais estão duas ações nas suas instalações, localizadas na Rua Capitão João de Almeida, junto ao Largo do Calvário, e que passam pela reconversão energética do edifício e a continuidade na realização de pequenas obras de melhoramento ao nível do seu interior.
Dotar a valência de Apoio Domiciliário de um veículo devidamente adaptado e equipar a Sala Snoezelen assumem-se como as grandes prioridades na vertente de apoio à terceira idade.
Na assembleia geral foi também adiantado que este ano será realizado um estudo com vista à reabilitação do edifício que a Mutualista possui na Avenida de Santarém.
O presidente da direção, afirmou que “gostaríamos muito que, num futuro próximo, nascesse ali uma unidade de turismo low-cost, um hostel, pelo que iremos apurar qual a viabilidade financeira de um projeto desta natureza”.
Já com a atenção centrada na área do apoio social, avançou que “prevemos dar continuidade ao que tem vindo a ser realizado nos últimos anos”, referindo-se a respostas como o Programa de Emergência Social, a executar em parceria com o Município da Covilhã, ou as Cantinas Sociais.
De acordo com úmeros divulgados pela instituição, foram atendidas no Centro Clínico uma média de 120 pessoas por dia, enquanto que na Farmácia cerca de 100. Nas valências da terceira idade, os dados apontam para o apoio diário de 130 idosos. Já na vertente social, destacam-se as Cantinas Sociais, onde foram servidas mais de 35 mil refeições, o Programa de Emergência Social, com um total de 350 pessoas contempladas, e a Ajuda Alimentar a Pessoas Necessitada, com 100 famílias ajudadas mensalmente. A estes números há ainda a acrescentar os atendimentos no Gabinete de Apoio ao Idoso e ao Associado, que ascendem aos 95 mensais, e os rastreios gratuitos efetuados fora da instituição através do programa Prevenir para Ganhar, que entre junho de 2014 e março de 2015 alcançou 1.700 pessoas.

06/01/2016
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video