10 de maio de 2017

CARLOS ALMEIDA APRESENTA CANDIDATURA À CÂMARA
“Projetar Castelo Branco para o primeiro lugar”

Carlos Almeida Candidatura 07O presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Social Democrata (PSD) de Castelo Branco, Carlos Almeida, apresentou, sexta-feira, a candidatura à Câmara de Castelo Branco, às eleições Autárquicas de 1 de outubro, numa sessão que contou com a presença do presidente do Partido, Pedro Passos Coelho, do presidente da distrital social democrata, Manuel Frexes, dos deputados do PSD eleitos pelo Círculo Eleitoral de Castelo Branco, dos presidentes das câmaras social democratas do Distrito, bem como de muitos militantes e simpatizantes.
Carlos Almeida deu a conhecer as principais linhas da candidatura, que quer “projetar Castelo Branco para o primeiro lugar das capitais do Interior do País”, apontando, logo à partida, “dois grandes desafios”, que são “o crescimento económico”, sublinhando que “em Castelo Branco o crescimento económico continua fraco”, sem esquecer que “os salários dos trabalhadores por conta de outrem são dos mais baixos do Interior do país” e sublinhar que “o executivo camarário não consegue captar emprego qualificado”.
Por outro lado, referiu que “criar mais e melhor emprego não poderia deixar de ser uma das bandeiras desta candidatura”, referindo, por exemplo, a necessidade de “uma nova atitude” e “sair de Castelo Bran- co à procura dos empresários”, bem como “criar e promover marcas âncora”.
Na área do turismo, pretende “tornar Castelo Branco um destino para visitar e usufruir, apontando entre outras medidas, a criação de rotas turísticas no Concelho, assim como da Casa da Poesia, propondo ainda a organização em promoção de uma Bienal de Cultura.
Já na vertente do desporto quer “dar existência à cidade do desporto e juventude”, sendo esta uma vertente em que aponta para a criação de um centro de estágio para equipas de futebol, atletismo e ci-clismo; construir um quiosque de orientação das rotas de cicloturismo, sublinhando haver “condições para por de pé uma prova clássica de ciclismo”. Tudo sem deixar de se referir a um Campeonato Nacional de Drones, à construção de um autódromo de média dimensão e a um Encontro Internacional de Youtubers.
Uma atenção especial vai para a população sénior, nomeadamente com a criação do Cartão Sénior.
Uma das bandeiras da candidatura respeita às freguesias assumindo o “compromisso de reduzir o IMI para as freguesias rurais em 30 por cento”, sendo que defende também “a devolução aos nossos contribuintes de dois por cento do IRS”.
Referiu ainda que “temos condições económicas para alocar um milhão e 400 mil euros em apoios financeiros aos pais com crianças entre um e três anos” e “vamos criar um regulamento com três escalões, tendo os mesmos tetos pré-definidos para o pagamento das despesas”.
Na apresentação do candidato, o presidente da Distrital do PSD, Manuel Frexes, destacou “um projeto de verdadeira alternativa à Câmara de Castelo Branco”, destacando a importância de “querer recolocar Castelo Branco como grande motor do desenvolvimento regional”, sendo que “Castelo Branco podia e devia ser claramente a capital de toda a Beira interior”.
Manuel Frexes defendeu ainda que “Castelo Branco precisa de um novo ciclo”, argumentando que “a nossa bandeira não pode ser a grande quantidade de dinheiro que temos numa conta a prazo”.
Argumento que Pedro Passos Coelho retomou, ao afirmar que “não temos nada contra as poupanças que a Câmara tem”, defendendo, no entanto, que se deve “utilizar o equilíbrio para promover o investimento”.
Pedro Passos Coelho realçou que a candidatura de Carlos Almeida “orgulha o PSD” e não escondeu que “será um combate político difícil”, para concluir que, está na altura de Carlos Almeida, de sermos chamados ao governo em Castelo Branco”.
O líder do PSD aproveitou ainda a ocasião para criticar a posição do Governo Português em relação à Central Nuclear de Almaraz, ao considerar que “o Governo não tem estado bem sobre o problema de Almaraz. Primeiro, fez birra e, depois, fez queixas que retirou e passou ao lado da questão essencial, que é uma central com o número de anos como esta prolongar a atividade além daquilo que é recomendado”.

10/05/2017
 

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
31/01
Fantasmas e Ansiedades na Era TécnicaFábrica da Criatividade, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video