A PARTIR DE TERÇA-FEIRA
Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa
Corpo, Abstração e Linguagem na Arte Portuguesa é a exposição que está patente, a partir de terça-feira, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB).
A mostra reúne 30 obras da Coleção da Secretaria de Estado da Cultura (SEC), à guarda do Museu de Arte Contemporânea de Serralves.
Refira-se que a Coleção de Serralves é uma coleção de referência que oferece um contexto internacional único para a compreensão da arte contemporânea em Portugal, razão pela qual Castelo Branco é município fundador da instituição.
A nova exposição no CCCCB representa, por um lado, os primórdios da constituição da Coleção de Serralves e, por outro, uma perspetiva muito singular sobre a arte produzida em Portugal entre 1960 e 1980.
As obras escolhidas atestam os diversos níveis de diálogo e confluência formais que os artistas portugueses souberam estabelecer entre si e com o contexto internacional a partir do pós-guerra.
Quase todos os artistas selecionados para esta mostra estudaram e iniciaram as suas carreiras no difícil ambiente da ditadura portuguesa entre os quais se destacam Alberto Carneiro, Ângelo de Sousa, Julião Sarmento e Paula Rego, entre outros.
A mostra pode ser visitada até dia 8 de abril do próximo ano.