SÁBADO E DOMINGO
Rosa albardeira volta a dar cor a Toulões
A 2ª Festa da Rosa Albardeira, organizada pela Câmara de Idanha-a-Nova e pela Junta de Freguesia de Toulões, decorre nesta freguesia do Concelho de Idanha-a-Nova, sábado e domingo.
Recorde-se que a primeira edição desta festa, que dá a conhecer uma rosa que nasce selvagem e não é fácil de encontrar, teve a primeira edição nos dias 23 e 24 de abril do ano passado, com o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, a realçar, na altura, que a iniciativa permitiu “dinamizar a economia local e promover os produtos tradicionais da região, nesta freguesia que também já merecia um evento desta natureza.
Por seu lado, o presidente da Junta de Freguesia de Toulões, José Torres, mostrou-se satisfeito com a “mais-valia que representa para esta terra o evento inaugural em torno da rosa albardeira, com uma afluência de visitantes que surpreendeu pela positiva”.
Este ano o programa tem início sábado, às 16 horas, com as Concertinas da Farra e a abertura das tasquinhas e da feira de produtos regionais. As atividades continuam com a atuação dos Alentejanos de Évora, grupo de música tradicional alentejana, pelas 18 horas, e uma Grande Noite de Fados com Luís Caeiro, Amílcar Ribeiro e Ana Gonçalves, a partir das 20 horas.
Na manhã de domingo realiza-se o 2º Passeio Pedestre da Rosa Albardeira, que tem a colaboração do professor e especialista em ciências do ambiente Carlos Pinto Gomes, da Universidade de Évora, e do arquiteto paisagista Mauro Raposo. O passeio tem uma distância aproximada de 18 quilómetros, dificuldade média/alta, com concentração às 8h30, no Largo da Igreja de Toulões. A inscrição é gratuita, mas obrigatória e custa oito euros, com almoço. É limitada a 80 participantes e deverá ser feita junto do Gabinete de Turismo da Câmara de Idanha-a-Nova, através do telefone 277202 900, ou via endereço eletrónico para [email protected].
Pela primeira vez realiza-se também um passeio a cavalo, sendo que as inscrições devem ser feitas através do telemóvel 968211496.
Durante a manhã a animação de rua é da responsabilidade dos Chibatas.
Domingo à tarde, o recinto da Festa é animado pelo Grupo de Concertinas da Carapalha e o palco recebe grupos tradicionais de Idanha-a-Nova, Cidade da Música da UNESCO, Vozes do Pelourinho de Zebreira, Cantares de Segura, Cantigas D’Aldeia e Modas D’Antes, seguindo-se uma aula de zumba e, pelas 18h30, um concerto com Saul.