Passeio de Carros Antigos reúne 47 viaturas
Apaixonados por automóveis antigos de vários pontos da Região juntaram-se domingo, na quarta edição do Passeio de Carros Antigos que percorreu várias localidades do Concelho de Proença-a-Nova e que incluiu a prova de alguns dos recursos gastronómicos mais típicos.
Condutores de 47 carros antigos e respetivos acompanhantes juntaram-se no Centro Ciência Viva da Floresta para o briefing da iniciativa. Na ocasião, o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Lobo, referiu a dinâmica desta iniciativa, já na quarta edição, especialmente vocacionada para quem, como ele, tem a paixão pelos clássicos.
João lobo salientou que esta “é também uma forma de atratividade do território, pois damos a conhecer aquilo que são os nossos recursos. E temos potencialidades em várias áreas, nomeadamente património, turismo de paisagem, gastronomia ou praias fluviais”, aproveitando ainda para agradecer aos promotores, que foi a Associação de Desenvolvimento Cultural de Sobreira Formosa e o Sport Clube Sobreirense, com o apoio da União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, da Junta de Freguesia dos Montes da Senhora, das empresas Eventur e Ampeser e a Câmara de Proença-a-Nova.
O passeio começou com uma paragem na aldeia de xisto da Figueira, para o pequeno-almoço, que incluiu o bolo finto e o queijo fresco, o pão caseiro e o queijo de cabra curado. Depois de retemperadas as forças, o passeio seguiu para Giesteiras, Maxiais, Sobral Fernando e Rabacinas, onde os participantes receberam um saco com limões. Atravessando Chão do Galego, a próxima paragem foi junto à centenária oliveira de Montes da Senhora, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, onde se provaram as cerejas da região. De volta à estrada, a viagem seguiu pela Catraia e Vales, onde se localiza um dos maiores pomares de cereja do Concelho, Oliveiras, Sobreira Formosa e Póvoa. Na Associação das Atalaias provou-se o plangaio, enchido característico da zona Norte do Concelho, o maranho e outros enchidos, tudo regado com o vinho Alvelus. Com Vale d’Urso e Vale Porco para trás, a derradeira paragem foi no Parque Urbano Comendador João Martins, em Proença-a-Nova, onde os carros ficaram em exposição enquanto os mais de 120 participantes conviviam à volta da mesa.
No final, foram distribuídos os prémios de presença, ao condutor mais idoso e ao mais jovem, à presença feminina e ao carro do passeio, escolhido por todos os participantes. A proximidade das votações levou a organização a entregar o prémio a um Peugeot 404 descapotável e a um Ford Anglia.