Misericórdias do Fundão e Albufeira cooperam
A Santa Casa da Misericórdia do Fundão (SCMF) retoma, sábado, a cooperação cultural iniciada em setembro do ano passado com a congénere de Albufeira.
Aquando da noite solidária de fados que a SCMF realizou na Quinta Pedagógica do Fundão, foi recebida a fadista Raquel Peters num espetáculo conjunto com a Academia de Música e Dança do Fundão (AMDF), escola de ensino artístico da instituição.
Essa partilha é agora retomada com a deslocação de jovens instrumentistas e cantores da Academia a Albufeira, para um concerto solidário, em que também participa a fadista Raquel Peters.
Se no Fundão o fado solidário se destinou à angariação de fundos para a aquisição de novo mobiliário para o lar da Misericórdia, em Albufeira as receitas reverterão para a requalificação de quartos no lar de São Vicente, em Albufeira.
A cooperação e partilha de recursos é uma das ferramentas solidárias das instituições particulares de solidariedade social, que potencia os recursos, acrescenta valor às iniciativas e permite a partilha de experiências.
No plano cultural a AMDF tem realizado concertos que resultam de parcerias estabelecidas com santas casas, como as da Covilhã ou Penamacor.
A Misericórdia Fundanense acrescenta que “a par da partilha cultural, 2018 será um ano em que as nossas respostas sociais de apoio a idosos irão dar continuidade aos intercâmbios iniciados em 2017, que se têm traduzido na deslocação de alguns lares de outras Misericórdias à nossa Quinta Pedagógica. Soalheira e Sobreira Formosa estão entre as Misericórdias que merecerão visitas de utentes e animadores da nossa Santa Casa”.
É ainda acrescentado que “a Misericórdia do Fundão considera que a cooperação entre instituições é possível em diversas áreas, reveste-se de enorme importância, podendo contribuir, nomeadamente, para o bem-estar dos nossos utentes, para troca de experiências e enriquecimento reciproco entre os colaboradores, funcionando ainda como elemento motivador”.