16 de maio de 2018

PROJETOS AGRIEMPREENDE E 3IBIOECONOMIA APRESENTADOS
Secretário de Estado elogia InovCluster

O Centro de Empresas Inovadores (CEI) de Castelo Branco foi ao palco escolhido para o Agro Day, em que foram apresentados os os projetos Agriempreende e 3iBioeconomia.
Dois projetos que, como adiantou o presidente da Câmara de Castelo Branco, que preside também ao CATAA – Associação Centro de Apoio Tecnológico Agroalimentar, “são projetos que o InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro e o CATAA vão iniciar”, com o autarca a realçar que “com a nossa estratégia Castelo Branco tem um caminho muito forte neste setor e queremos continuar”, sublinhando ainda que “temos infraestruturas muitos fortes no setor agroalimentar”.
Depois de fazer uma breve caracterização do InovCluster e do CATAA, Luís Correia afirmou que “o incentivo ao empreendedorismo também se liga através do CEI” e reforçou que no empreendedorismo, “com estas três estruturas já temos um caminho que tem dados frutos, mas queremos continuar a concretizá-lo”.
O Agro Day contou também com a presença do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação, Luís Medeiros Vieira, que considerou que este “é um conjunto de projetos de grande importância para o desenvolvimento desta Região e do País”, referindo ainda que a ligação entre o InovClustrer e o CATAA “é um exemplo de cooperação e complementação”.
De caminho Luís Medeiros Vieira deu “os parabéns ao InovCluster, por saber captar investimento para um conjunto de projetos e iniciativas”, destacando que, “até agora, conseguiram captar cerca de 10 milhões de euros de investimento, com uma comparticipação, a fundo perdido, na ordem dos 7,5 milhões de euro”.
Motivos que o levaram a reforçar os “parabéns” ao InovCluster, “por um excelente trabalho”, uma vez que “teve que apresentar candidaturas importantes que mereceram o apoio e, ao mesmo tempo, concorrer com candidaturas e projetos de outras regiões”.
Com base nisto o membro do Governo referiu que “havia muitos especialistas que diziam que os setores tradicionais não tinham futuro” apontando como exemplos o têxtil, o calçado e o agroalimentar. Felizmente não tinham razão e estes setores mostraram uma grande dinâmica de exportação. Estes setores souberam inovar e conseguiram dar o salto qualitativo que hoje apresentam”.

António Tavares

16/05/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
14/12 a 21/12
20/12
Os Cavaleiros Templários Pinoteca José Barata de Castilho, Castelo Branco
20/12 a 21/12
Mercado de NatalJardim da Nossa Senhora da Guia, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12
Vamos Cantar ao Deus MeninoIgreja Matriz de Alcains
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video