31 de outubro de 2018

Vila Velha de Ródão é o município com melhor eficiência financeira

A Câmara de Vila Velha de Ródão é o melhor município português de pequena dimensão no que respeita à eficiência financeira, ocupando, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar no ranking do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.
Em 2017, Vila Velha de Ródão também foi o município com melhor pontuação no ranking global do Distrito de Castelo Branco, com 1.673 pontos.
O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é editado pela Ordem dos Contabilistas e analisa económica e financeiramente as contas dos 308 municípios portugueses, relativas ao exercício económico de 2017. Para a elaboração do ranking global da situação financeira dos municípios são tidos em conta 10 indicadores.
De entre esses indicadores, no que respeita ao índice de liquidez financeira, a Câmara de Vila Velha de Ródão ocupa o quarto lugar no ranking dos 20 municípios com melhor nível de liquidez, sendo também o oitavo município a apresentar um menor peso do passivo exigível no ativo.
A autarquia apresenta o sétimo menor índice de dívida total, com nove por cento, e um grau de execução da despesa de 130,4 por cento, o que lhe garante o 16º lugar no ranking dos 20 municípios com melhor grau de execução da despesa relativamente aos compromissos assumidos. Entre os municípios com menor peso do passivo exigível consolidado nos rendimentos próprios, Ródão ocupa o 11º lugar, com a dívida representar 33,72 por cento nos rendimentos próprios.
Vila Velha de Ródão foi o sexto município com menor passivo exigível, tendo-se verificado uma redução de 20,7 por cento em relação ao ano anterior, sendo a câmara com o sétimo melhor índice de dívida total. O município ocupa ainda 12º lugar entre aqueles apresentam menor volume de juros e outros encargos financeiros, verificando-se uma significativa descida, de 34 por cento, dos montantes da despesa paga nestas rubricas relativamente ao ano anterior.
No que respeita à amortização de empréstimos, o município situa-se no 19º lugar na tabela dos 35 municípios que apresentam menor volume de paga- mentos de amortizações de empréstimos. Tendo em conta os 12 anos em análise neste anuário, Vila Velha de Ródão ocupa o vigésimo lugar entre os municípios a apresentar um menor volume de despesa paga em juros em valores acumulados desde 2006. Entre 2006 e 2017, a dívida total da autarquia foi de 399 674 euros, o que significa que o valor de despesa paga em juros, em valores acumulados neste período, foi de 113,5 euros por habitante.
O presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, considera que “as classificações obtidas são o resultado de uma gestão rigorosa, competente e transparente, comprovando que os grandes investimentos feitos e a política de apoios sociais implementada não puseram em causa a estratégia definida para o Concelho nem a gestão autárquica”.
Para o autarca, o facto de este ser o segundo ano consecutivo em que a Câmara de Vila Velha de Ródão merece um lugar de destaque a nível nacional e distrital no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, “só nos pode orgulhar e contribuir para que dirigentes e colaboradores do município continuem a trabalhar com rigor e afinco, tendo em vista o equilíbrio orçamental e o bem-estar da população do Concelho”.

31/10/2018
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video