2 de janeiro de 2019

APROVADO POR MAIORIA
Orçamento “vai reforçar desenvolvimento económico e social”

A Câmara de Idanha-a-Nova tem um orçamento para 2019 de 24 milhões de euros, aproximadamente mais dois milhões de euros face ao orçamento do ano anterior.
O documento foi aprovado, por maioria, na Assembleia Municipal realizada dia 22 de dezembro, e de acordo com a autarquia “será determinante para reforçar o ciclo de progresso e desenvolvimento económico e social do Concelho”.
Na sessão, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, destacou que “mais uma vez o orçamento apresentado tem um crescimento muito significativo face ao ano anterior. Esse facto reflete grande capacidade para captação de investimento e a nossa estabilidade em termos económico-financeiros”.
O autarca aproveitou para anunciar que “Idanha-a-Nova está à beira de atingir resultados positivos ao nível dos fluxos migratórios, algo que já não acontece há 70 anos neste concelho”.
Entretanto, Idanha já apresenta indicadores de crescimento muito positivos, uma vez que está nos 100 melhores municípios do País, entre os 308 existentes, ao nível da atratividade de investimento e de população; está nos 40 primeiros municípios na instalação de novas empresas por número de habitantes; está no nono lugar no número de filhos por mulher em idade fértil; e aumentou em 11 por cento o número de alunos no Concelho.
Para consolidar estes resultados é adiantado que a Câmara de Idanha-a-Nova continuará a assumir-se como motor de desenvolvimento do Concelho e a investir em políticas de coesão económica, social e territorial, em parceria com todas as juntas e uniões de freguesia, empresas e instituições locais.
Armindo Jacinto afirma que “a principal preocupação desta autarquia é criar condições de qualidade de vida para quem reside no Concelho de Idanha-a-Nova e, depois disso, apostar na nossa diáspora e naqueles que queiram ser os novos Idanhenses”.
O autarca destaca como prioridades para 2019 o investimento nos setores da educação, da saúde, da ação social, da segurança, da habitação, da reabilitação urbana, e da fixação e captação de investimento para criação de riqueza e emprego.
A Câmara de Idanha-a-Nova pretende consolidar a prestação de serviços públicos em todas as freguesias, bem como estimular a inovação e a competitividade num concelho que tem sido premiado a nível nacional e internacional, é detentor de três selos UNESCO e é a primeira Bio-Região de Portugal.

02/01/2019
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video