João Carlos Antunes
Apontamentos da Semana...
A VIDA NÃO ESTÁ FÁCIL PARA RUI RIO. A contestação mais ou menos surda das figuras mais destacadas do PSD era sentida praticamente desde o primeiro dia da liderança de Rio. Esta semana a turbulência tomou novos e mais nítidos contornos com o desafio lançado por Luís Montenegro para que Rio aceitasse ir a eleições diretas, o que não foi aceite pelo líder que avança por outro caminho, com a apresentação de uma moção de confiança no Conselho Nacional, já esta quinta-feira, talvez por estar convencido, e a história do Partido mostra isso, de que o líder em exercício sairá sempre vitorioso em qualquer votação neste órgão do Partido. Enquanto se contam espingardas e se discute a motivação para escolha da hora, cinco da tarde, em dia de semana, Rio ainda não esclareceu se aceita o voto secreto em alternativa ao habitual braço no ar. Há muita gente, mesmo militantes de base, que questionam a razão de ser desta iniciativa de Luís Montenegro. Se é pela estratégia política adotada por Rui Rio, que se quis demarcar da linha governativa de Passos Coelho, posicionando o Partido mais ao centro e capaz mesmo de estender a mão a António Costa para o afastar dos partidos à sua esquerda, não se vê razão para tal. Porque desde o início, desde a campanha para a liderança onde derrotou Santana Lopes, Rio nunca escondeu ao que vinha. Nessa altura Luís Montenegro não quis ir a jogo e só agora sai a terreiro talvez animado pelas sondagens que dão o PSD cada vez mais longe do PS e próximo de uma derrota histórica. Mas a poucos meses das eleições, lançar o Partido numa luta fratricida é bom para quem? Para o PSD talvez não o seja e pode acontecer que seja Cristas ou o novo partido de Santana Lopes que nas mais recentes sondagens já aparece com uns surpreendes quatro por cento, a recolher os cacos de um partido que é parte essencial da nossa democracia. E há ainda a certeza de que se se for para uma eleição de novo líder, não vai ser só Luís Montenegro a ir à liça. Para além de outras figuras menores, há mesmo a esperança, entre os passistas de que Passos Coelho termine o seu retiro. Muito se vai falar e escrever sobre o PSD nas próximas semanas.
ALGUMAS NOTAS BREVES: Mário Centeno foi eleito há duas semanas pela revista The Banker, do grupo Financial Times, o Melhor Ministro das Finanças da Europa, enquanto continua líder do Eurogrupo. Estão recordados da chacota com que foi recebido no Parlamento nas primeiras intervenções após ter tomado posse como ministro das Finanças? Recordam-se como o responsável pela condução do nosso País até esse ano, ria até às lágrimas com as ideias expostas por Centeno? Pois… são coisas do Diabo.
Trump nas suas elucubrações, sonha colocar a sua filha Ivanka à frente do Banco Mundial. Segundo fontes bem colocadas, o nome de Ivanka Trump “anda a flutuar em Washington”. Ainda Trump, The Washington Post está em permanência a monitorizar as mentiras do presidente. Que dão umas impressionantes 10 mentiras por dia, num total de 6.500 declarações duvidosas. Ele está preocupado com o descobrir da careca, salvo seja? Não. Porque os seus fieis seguidores engolem tudo o que ele diz. Se dissesse que a Terra é plana, acreditavam. Até quando?