27 de fevereiro de 2019

Lenda de São Pedro da Cadeira recriada

A recriação histórico-religiosa da Lenda de São Pedro da Cadeira, no passado sábado, 23 de fevereiro, foi o momento alto do programa festivo que aconteceu em São Pedro do Esteval, Proença-a-Nova. O grupo de teatro Váatão de Castelo Branco, a convite da Junta de Freguesia e da Câmara de Proença, encarregou-se de encenar a lenda do teimoso São Pedro que quando o povo tentava levar a imagem para Proença, a meio do caminho desaparecia e regressava novamente ao local inicial onde apareceu, atrás de umas pedras e estevas, como reza a lenda. De modo que tiveram que construir a capela nesse local e sentar o santo numa cadeira.
O Váatão pesquisou, montou a cena, com roupas da época e outros pormenores que deram grande brilho à represen- tação. Não faltou a música ao vivo, também da responsabilidade deste grupo. A figura do padre como conselheiro e pastor do povo, os namoricos, as velhinhas idosas, os antigos trabalhos campestres e o estendal da roupa foram ingredientes que enriqueceram a cena.
Centenas de pessoas assistiram junto à Igreja, com uma ovação final ao grupo, que antes já tinha realizado uma arruada desde a Associação dos Caçadores até ao Largo da Igreja.
À noite, o programa continuou com uma noite de fados, no edifício da Associação de Caçadores, com o grupo Capas, Copos e Guitarradas. Esta primeira edição contou com a presença de cerca de 240 pessoas, que se deliciaram com o caldo verde com chouriço, chouriças assadas, febras, bifanas, filhós e o vinho tinto. Muitos naturais da terra espalhados pelo País regressaram no fim de semana, para assistir à festa.
Na cozinha de apoio à Associação a azáfama era muita. Um grupo de voluntárias e voluntários, alguns membros ou familiares das coletividades da terra, ajudaram na confeção dos petiscos. Mas em geral a logística coube aos elementos da Associação de Caçadores local.
Depois das barrigas saciadas, os músicos subiram ao palco e não podiam começar da melhor forma, com uma balada de estudantes de Coimbra.
O presidente da Junta, o presidente da Câmara e o vereador João Manso estiveram presentes, não esquecendo também os elementos do teatro Váatão.
Para o presidente da Junta de São Pedro do Esteval, Paulo Cardoso, o objetivo deste evento foi dar a conhecer o património material e imaterial existente no Concelho, bem como proporcionar uma noite diferente aos Estevalenses, um serão cultural, anunciando que se perspetivam outros desta natureza. Em fevereiro de 2020 acontecerá um espetáculo semelhante. Antes disso, no próximo verão vai ocorrer uma noite de fado ao ar livre, nas escadas da Igreja, uma vez que é um espaço mais amplo e mais pessoas podem assistir.
No final, todos estavam encantados, a começar por Lurdes Alves, residente na terra, que disse ter gostado muito, deixando o desejo que se repita mais vezes.
Paulo Marques

27/02/2019
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video